Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram. Mantenha-se bem informado.
No início desta semana, os termômetros registraram um novo recorde de baixas temperaturas em Minas Gerais. Em Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul do estado, após ter registrado -2,1 °C na madrugada de domingo, o distrito registrou -2,8°C nesta segunda-feira (8), a mais baixa registrada no estado de Minas Gerais no ano de 2019.
Em Belo Horizonte, capital mineira, baixas temperaturas também foram registradas. Nesta segunda-feira, os termômetros registram 7,2 ºC, temperatura menor do que a que foi registrada na madrugada de domingo, que chegou aos 5,7 °C, a menor do ano na capital.
Apesar de não bater nenhum recorde, a sensação térmica em Belo Horizonte chegou aos -8°C. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) chegou a divulgar a informação de que a sensação térmica na cidade alcançou -3°C, mas logo depois o órgão corrigiu o dado e informou que os ventos desta manhã geraram uma sensação de frio ainda mais intensa, cerca de -8°C.
De acordo com Claudemir de Azevedo, meteorologista do Inmet, a capital mineira teve rajadas de vento que chegaram a 50km/h. O motivo das baixas temperaturas é uma massa de ar polar que atravessa o estado de Minas Gerais.
Ao longo desta segunda-feira, a temperatura em Belo Horizonte deve subir e alcançar máxima entre 20°C e 22°C e a partir de amanhã os termômetros deverão voltar a marcar temperaturas mais altas.
Previsão para os próximos dias
Segundo o Inmet, as temperaturas irão se elevar gradualmente no estado. Isso porque, de acordo com o instituto, a massa polar que atravessa o estado irá se deslocar para o oceano nos próximos dias.
No entanto, pelo menos ate a próxima quarta-feira (10), ainda há previsão de geada no Sul de Minas. Em Belo Horizonte as temperaturas deverão continuar baixas durante a semana, mas sem expectativa de superarem o recorde registrado no domingo, de 5,7°C.