The news is by your side.

Faltando 30 dias para a Copa América, quem Tite deveria levar?

Faltando 30 dias para a Copa América e apenas dois para a convocação, o Brasil ainda chega sem um elenco fechado. Apesar de muitos nomes, como Alisson, Marquinhos, Neymar e Coutinho, estarem garantidos na lista, outros ainda causam expectativa e discordância.

Pensando na proximidade da convocação, o Mais Minas decidiu analisar os nomes do radar de Tite e ver os garantidos na lista e também aqueles que podem beliscar uma vaguinha. Lembrando que esse um artigo de opinião, portanto não reflete necessariamente a opinião do portal.

Faltando 30 dias para a Copa América, quem Tite deveria levar?
Crédito da foto: Lucas Figueiredo/ CBF

Goleiros

Faltando 30 dias para a Copa América, quem Tite deveria levar?
Alisson superou as críticas e está na final da Champions League – Crédito da foto: Getty Images

Titulares das equipes que protagonizaram a maior disputa de título da história da Premier League, os goleiros Alisson e Ederson estão mais que garantidos na convocação. O primeiro deles, finalista da Champions League com o Liverpool, provavelmente será o titular.

A dúvida maior fica na vaga de terceiro goleiro. Após grande campanha nacional para seu chamado, Fábio, do Cruzeiro, aparece como forte candidato. Mas pesa contra o arqueiro do time mineiro sua idade, 38 anos, e o histórico praticamente inexistente, de forma injusta, na Seleção. Tite também mostrou, em outras oportunidades, preferência por Cássio, goleiro que comandou no Corinthians, e que também surge como candidato à terceira vaga. Neto, do Valencia, e Weverton, do Palmeiras, correm por fora.

Laterais Direitos

Faltando 30 dias para a Copa América, quem Tite deveria levar?
Apesar de não ser unanimidade, Danilo pode aparecer na lista de Tite – Crédito da foto: Lucas Figueiredo/ CBF

Talvez a maior carência do futebol brasileiro atualmente, a lateral direita segue indefinida. Recentemente Tite inclusive improvisou na posição. Daniel Alves, dono da camisa 2 por anos já não é o mesmo jogador. Além de ter convivido com lesões e ter feito somente 21 jogos na temporada. A convocação do veterano se daria apenas por necessidade, estando longe de ser a ideal.

Outro nome ventilado é o de Danilo, que apesar de não ser titular absoluto no forte Manchester City, de Guardiola, também tem sido lembrado e deve ganhar uma vaga. Fagner, do Corinthians, faz boa temporada e também é um candidato. Inclusive o jogador foi titular na última Copa do Mundo, substituindo Daniel Alves e, posteriormente, Danilo.

Outra alternativa de Tite é improvisar. Fabinho, do Liverpool, e Éder Militão, do Porto mas já vendido ao Real Madrid, hoje jogam de volante e zagueiro, respectivamente, mas já jogaram na lateral direita. Fabinho já foi convocado pós Copa de 2018 como ala.

Zagueiros

Faltando 30 dias para a Copa América, quem Tite deveria levar?
Marquinhos deverá ser o titular da zaga canarinho – Crédito da foto: Lucas Figueiredo/ CBF

Outro setor que precisa de renovação, a zaga ainda é refém de veteranos, como Thiago Silva e Miranda. O primeiro com certeza estará na lista, ao lado de seu companheiro de PSG, Marquinhos. Mas apesar de provavelmente ser convocado, ainda não se sabe se Thiago terá condições de ser titular na competição. O jogador passou por cirurgia recentemente e sua condição física no início do torneio ainda é uma incógnita, portanto, Tite deve ter outro nome no radar para chamar, se assim se fizer necessário.

Dedé, do Cruzeiro, Geromel, do Grêmio, Rodrigo Caio, do Flamengo e já citado Éder Militão, disputarão as outras duas vagas.

Laterais Esquerdos

Faltando 30 dias para a Copa América, quem Tite deveria levar?
Alex Sandro está cotado para ser o titular da seleção – Crédito da foto: Lucas Figueiredo/ CBF

A posição, outrora dominada por Marcelo e Filipe Luís, deverá passar por reformulação, principalmente pela má fase e idade avançada dos antigos donos. Alex Sandro, da Juventus, e Alex Telles, do Porto, são destaques em seus clubes e merecem a chance. Deverão, assim, serem convocados. Wendell, do Leverkusen, corre por fora.

Volantes

Faltando 30 dias para a Copa América, quem Tite deveria levar?
Allan agradou muito em suas primeiras oportunidades na seleção – Crédito da foto: Lucas Figueiredo/ CBF

Uma das posições mais bem servidas atualmente. Portanto, Casemiro, Arthur, Allan e Fabinho, que vem sendo chamados, devem continuar na lista. Corre por fora Bruno Henrique, do Palmeiras, que desde o ano passado vive fase iluminada.

Meias

Faltando 30 dias para a Copa América, quem Tite deveria levar?
Coutinho vive má fase no Barcelona mas é titular absoluto na Seleção – Crédito da foto: Lucas Figueiredo/ CBF

Outro setor que já está bem definido. Phillippe Coutinho, apesar da má fase no Barcelona, e Paquetá, que recentemente teve casos de indisciplina no Milan, não devem ter o chamado prejudicado pelo extracampo. Felipe Anderson, que brilhou na última temporada pelo West Ham, deverá continuar no plantel.

Pontas

Preferimos separar meias, pontas e atacantes para delimitar bem as características de cada atleta. Os atacantes pelos lados também não devem ser problema para Tite. São muitas opções de qualidade. David Neres, que viveu temporada mágica pelo Ajax, e Vinícius Júnior, que vinha sendo o craque do Real Madrid antes de se lesionar, merecem continuar envergando a amarelinha.O treinador tem dado oportunidades para esses atletas, portanto, deverão ser chamados.

A outra vaga para a ponta tem muitos candidatos em condição: o próprio Douglas Costa que mais uma vez teve a temporada prejudicada por lesão, Everton e Bruno Henrique, que vivem fases iluminadas em Grêmio e Flamengo, respectivamente, e Lucas Moura, que recentemente colocou o Tottenham na final da Champions League.

Faltando 30 dias para a Copa América, quem Tite deveria levar?
Neymar tem sido uma figura controversa na Seleção Brasileira, mas tem respaldo na CBF, portanto, será chamado – Crédito da foto: Reuters

Neymar

Um nome mais que garantido na posição e no time titular é o de Neymar. O maior craque brasileiro da atualidade fez temporada abaixo do esperado. Muito pelas lesões, o camisa 10 disputou apenas 28 jogos pelo PSG, mas nem isso, nem seus recentes casos de indisciplina devem causas problemas para ele na seleção. O jogador recentemente foi muito criticado por curtir o Carnaval enquanto se recuperava de lesão e seu time era eliminado da Champions League.

E nos último dias, o atacante agrediu, com um soco, um torcedor rival (veja o vídeo abaixo) que o xingava na saída de campo. O ato rendeu um turbilhão de críticas e diversos jornalistas pediram a exclusão do atleta da convocação para a Copa América. Mas a CBF, mais uma vez, ficou ao lado de sua principal estrela e bancou sua presença no torneio. Tal atitude causou ainda mais insatisfação por passar a ideia que Neymar está acima das regras da instituição e goza de privilégios em relação à seus companheiros. Vale lembrar que Douglas Costa, ponta da Juventus, recentemente foi excluído de um chamado para a Seleção pois agrediu e cuspiu em um jogador adversário.

Ataque

Faltando 30 dias para a Copa América, quem Tite deveria levar?
Richarlison chegou na seleção após a Copa de 2018 e não saiu mais – Crédito da foto: Lucas Figueiredo/ CBF

Para a função de camisa nove, não restam muitas dúvidas. Roberto Firmino, finalista da Champions com o Liverpool, e Richarlison, que vem de duas temporadas excelentes no futebol inglês devem continuar sendo chamados. Tanto por sua qualidade, quanto pela versatilidade. Gabriel Jesus é um nome que corre por fora, mas há um tempo é reserva absoluto no Manchester City. Portanto, sua convocação não seria justificável.

Nossa convocação

Este que vos escreve decidiu “brincar de Tite” e “convocar” a Seleção que acha que deve ir para a Copa América. Lembrando que esta é uma opinião pessoal do autor. Portanto não reflete necessariamente o que pensa o portal Mais Minas. Vamos lá!

Goleiros: Alisson, Ederson e Fábio;

Laterais direitos: Danilo e Éder Militão;

Zagueiros: Marquinhos, Thiago Silva, Dedé e Geromel;

Laterais esquerdos: Alex Sandro e Alex Telles;

Volantes: Casemiro, Allan, Arthur e Fabinho;

Meias: Phillippe Coutinho, Lucas Paquetá e Felipe Anderson;

Pontas: Neymar, Vinícius Júnior, David Neres e Everton;

Atacantes: Roberto Firmino e Richarlison.