Menu

Governo cancela aulas da rede estadual por tempo indeterminado; o que fazer com as crianças em casa?

20/03/2020 às 15:27
Tempo de leitura
3 min

O Governo do Estado de Minas Gerais cancelou, por tempo indeterminado, as aulas presenciais da rede estadual de ensino como medida de prevenção e combate a proliferação do novo coronavírus.  O anúncio do cancelamento das aulas foi feito na tarde da última quinta-feira (19) pelo governador, Romeu Zema, em suas redes sociais.

Estou empenhado em garantir que medidas de prevenção combatam a proliferação do coronavírus em Minas. Suspendi as aulas presenciais em toda a rede estadual de ensino, por tempo indeterminado. Não medirei esforços para proteger os mineiros e mineiras”, escreveu em seu perfil no Facebook.

Crédito da imagem: Reprodução/Facebook

Sem aulas, o que pode ser feito com as crianças em casa?

Com as suspensão das aulas e com as crianças em casa, os pais, ou qualquer outro responsável, precisam usar a criatividade para atravessar o período de quarentena oferecendo atividades para entreter e, além disso, manter o rítmo de aprendizado dos pequenos.

Reunimos abaixo algumas dicas para que as famílias possam adaptar, dentro de suas respectivas realidades, atividades educacionais e recreativas para o período de quarentena. A primeira e mais importante observação é lembrar que este não é um período de férias, e sim um momento em que todos devemos adotar práticas de isolamento social, inclusive as criaças.

Também é importante organizar uma rotina para manter a regularidade das atividades ao longo dos dias.  Depois de organizada a rotina, os pais podem promover ou adaptar atividades educativas e lúdicas, como contação de histórias, leituras  de livros e estimular que as crinças escrevam ou façam desenhos sobre as histórias contadas ou lidas com os pais.

Não se pode esquecer da importância da prática de exercícios físicos neste período. Para isso, os pais podem estimular os filhos a pularem corda, brincarem de amarelinha ou a brincar de “vivo ou morto”,  jogo no qual os participantes devem se levantar ou abaixar de acordo com o comando. Essas brincadeiras podem funcionar como uma alternativa para manter atividades físicas neste período.

Outra possibilidade é investir em brincadeiras que estimulem a criatividade e a coordenação motora das crianças. Para isso, brincar com massinhas de modelar,  a saudosa brincadeira do “pega vareta” ou jogos de montar e encaixar peças podem ser uma boa alternativa pare entreter a garotada.

Para crianças que já estejam frequentando o ensino fundamental, atividades que envolvam cálculos, encontrar palavras, ditados, ou até mesmo o ato de soletrar, podem ser adaptadas para estimular o raciocíonio.

Além das brincadeiras, os pais podem também escolher filmes ou documentários, disponíveis na internet ou nos canais de TV, que discutem temas como meio ambiente, vida animal, experimentos científicos voltados para crianças, para assistirem com as crianças. Alguns canais da TV fechada liberaram seus conteúdos durante alguns dias para contribuir com o período em que se recomenda o isolamento social.

Durante a quarentena os pais ainda podem desenvolver ou relembrar outras brincadeiras para entreter seus filhos e compartilhar suas experiências com outras pessoas.  Você se lembrou de alguma outra brincadeira ou atividade que pode ser realizada em casa? Comente!

Leia também: Suspensão das aulas reascende o alerta para cuidados com as crianças em casa