Menu

Governo lançará programa substituto ao Mais Médicos

28/07/2019 às 14:33
Tempo de leitura
2 min

No último sábado (27), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou, no Rio de Janeiro, que será lançado na próxima semana o programa que irá substituir o Mais Médicos.O programa foi encerrado pela atual gestão do Governo Federal.

A Casa Civil e a Presidência da República deram o OK. Na semana que vem, a gente lança o Médicos pelo Brasil, que é o novo programa que vai rever o programa Mais Médicos”, afirmou Mandetta.

O ministro, em sua afirmação, ainda destacou que um dos objetivos do programa é dar maior atenção à saúde primária.  “Isso também é reforçar a atenção primária. É basicamente direcionado para a atenção primária, praticamente voltado para o que a gente chama de Brasil profundo, as cidades mais vulneráveis”, disse Mandetta.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, que obteve detalhes da proposta, o programa que está sendo desenvolvido pelo Ministério da Saúde para substituir o Mais Médicos selecionará os profissionais por meio de prova objetiva.

Ainda segundo o veículo, os médicos serão contratados via CLT e haverá pagamento de bônus por cumprimento de indicadores de desempenho, que serão definidos de acordo com a realidade de cada localidade.

Além disso, o novo modelo também deverá alterar os critérios de distribuição de vagas, priorizando a situação do entorno das unidades de saúde.

Os profissionais selecionados para o programa terão um período probatório de dois anos. O período contará como especialização e exigirá a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

A participação no novo programa será restrita a brasileiros ou estrangeiros que tenham revalidado seus diplomas. Ainda de acordo com o jornal, o governo ainda não definiu como irá aproveitar a mão-de-obra dos médicos cubanos que ficaram no país.

De acordo com o ministro Luiz Henrique Mandetta, o dia do anúncio, na próxima semana, dependerá da agenda do presidente Jair Bolsonaro.

*Com informações da Agência Brasil.