Greve na UFOP deve iniciar na próxima segunda-feira (15)

Publicado: última atualização em 0 comment


Nesta quinta-feira (11), docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) se reunirão para discutir o início da greve na próxima semana. A Assembleia Geral da Associação dos Docentes da UFOP (ADUFOP) terá como principal pauta a deflagração da greve.

Desde fevereiro, profissionais Técnico-Administrativos da Universidade Federal de Ouro Preto já estão organizados com o objetivo de exercer pressão no governo em prol do reajuste salarial dos servidores federais e reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação.

Greve na UFOP deve iniciar na próxima segunda-feira (15)
Movimentação dos docentes de todas as Universidades Federais indicam um início de greve na próxima segunda (15). Foto: Ane Souz

Leia também: Greve: Técnico-administrativos de Instituições Federais aprovam paralisação das atividades no dia 11 de Março

Enquanto isso, em Brasília…

Na última reunião, no dia 10, o Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN aprovou o indicativo de greve das e dos docentes das Universidades Federais, Institutos Federais e CEFETs da base do Sindicato Nacional para 15 de abril.

Essa deliberação tem como base o resultado das assembleias realizadas nas seções sindicais, as quais, por grande maioria, referendaram a decisão congressual pela necessidade de construção de uma greve. 

De acordo com as informações da 2ª vice-presidente da Regional Nordeste I do Setor das Ifes do Andes, Letícia Nascimento, a greve nas federais está deflagrada a partir do dia 15 de abril como encaminhamento de uma escuta qualificada da base do Setor das federais, enfatizando que a greve é um instrumento legítimo da classe trabalhadora.

De acordo com as informações da ASSUFOP, a reunião do Setor apontou outros encaminhamentos para intensificar a mobilização de toda categoria. Confira a programação:

. 16/04 – Audiência Pública na Câmara Federal

. 17/04 – Caravana e Marcha em Brasília dos servidores e das servidoras

. 18/04 – Atividades setoriais e possibilidade de ato no MEC das entidades da Educação

Posicionamento da UFOP

Há 15 dias, a UFOP emitiu uma nota em que reconhece a legitimidade da pauta dos servidores técnico-administrativos em greve, ressaltando o respeito às exigências do setor. A universidade ainda enfatizou o papel do Comando Local de Greve no movimento.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS