Jornalista formado na UFOP participa de programa ‘Os Donos da Bola’, da Band Minas

por Davi Guimarães

Na última semana (5), o jornalista Maic Costa participou do programa Os Donos da Bola, da TV Band Minas, comandado por Héverton Guimarães e com a presença dos jornalistas Elton Novais, Thiago Valú e Thiago Fernandes nos comentários. Em entrevista ao portal Mais Minas, Maic contou um pouco sobre a sua trajetória dentro do jornalismo e a sensação de participar de um programa de grande visibilidade no estado.

Jornalista formado na UFOP participa de programa Os Donos da Bola, da Band Minas
Maic em participação no programa Os Donos da Bola. Foto: Band Minas / Reprodução
YouTube video
Edição do dia 05/12/2023 do programa Os Donos da Bola, da TV Band Minas

Graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto em 2019, Maic hoje atua como setorista do Cruzeiro no portal Trivela, uma das grandes referências nacionais em jornalismo esportivo, e também passou por veículos relevantes no cenário estadual, como O Estado de Minas e o portal Mais Minas.

Em um dos momentos mais especiais da carreira, Maic fez um balanço do seu primeiro ano como setorista, a realização de um sonho, reconhecimento do público e a sensação de estar trilhando o caminho certo na carreira como jornalista esportivo:

“É o meu melhor momento no quesito reconhecimento, tanto pelos torcedores quanto pelos jornalistas que trabalham na área”

Maic Costa

Outro momento marcante de sua trajetória profissional foi no fim de 2022, ao ser premiado pelo Troféu Amagis, quando ainda fazia parte da equipe do Estado de Minas. A reportagem abordava questões sociais relevantes à nível estadual, um dos carros-chefes de suas coberturas quando ainda trabalhava no impresso. A matéria premiada levantou questões sobre o Mapa da Fome em Minas Gerais e foi muito benquista no estado, tanto que foi reconhecida por uma das premiações mais relevantes no cenário estadual.

Início de Carreira

Após conclusão do curso na UFOP, Maic foi jornalista pelo Mais Minas, onde ainda na graduação iniciou como freelancer e, posteriormente, estagiário, até chegar ao cargo mais alto da redação, gerenciando novos graduandos e demais profissionais da área.

Trabalhar no mais minas foi um grande privilégio. fiquei cerca de um ano e sempre foi um trabalho muito bom, sempre gostei muito. me fez crescer demais, fiz muitas coberturas legais, coberturas grandes.

Maic Costa

Em virtude da pandemia, Maic acabou deixando o portal e passando pelo momento mais difícil da carreira até aqui, onde realizava apenas alguns trabalhos como freelancer em diferentes áreas até conseguir um trabalho na Assessoria de Comunicação de uma rede de planos de saúde. Mesmo sem ser o que almejava profissionalmente, o jornalista considera que esse foi um momento de grande aprendizado na carreira, atuando em uma área diferente mas que lhe serviu para ganhar novas experiências na profissão de comunicador.

A virada de chave foi quando, ainda trabalhando na assessoria, conseguiu uma oportunidade para produzir textos e reportagens como freelancer no Estado de Minas, cobrindo a região central do estado. Como as coisas estavam dando certo, Maic resolveu apostar nos trabalhos do jornal e deixou a assessoria em Ouro Preto, partindo a capital para se tornar o repórter de gerais no periódico de maneira definitiva, onde ficou até maio de 2023, quando recebeu o convite da Trivela.

Trabalho como setorista

Após a experiência adquirida em outras áreas do jornalismo, chegou a hora de focar 100% das energias ao futebol, seu sonho desde o início da graduação, e que havia conseguido realizar apenas em alguns trabalhos freelancers na pandemia, pelo Esporte News Mundo, e em plantões do SuperEsportes, núcleo de esportes do Estado de Minas.

Logo no primeiro ano como setorista, Maic ganhou destaque em suas coberturas e análises pós jogo, tanto no Twitter e quanto no site da Trivela, sendo constantemente convidado a participar de Lives com outros profissionais que cobrem o Cruzeiro, torcedores e agora, na TV.

YouTube video
Maic participou da Live Resenha Celeste do Canal Cruzeiro Sports após a vitória celeste no clássico diante do Atlético-MG, um dos perfis de maior alcance sobre o Cruzeiro Esporte Clube.

O carinho e o reconhecimento da torcida durante o ano foi um dos momentos mais especiais da temporada, que mesmo longe de ser perfeita para a equipe celeste, foi de grande crescimento para a carreira do jovem jornalista de 26 anos:

eu recebo muito carinho dos torcedores, o que no mundo do futebol Às vezes não é comum. isso nos incentiva a continuar no caminho certo!

Maic Costa
Reconhecimento dos torcedores é o resultado de um grande trabalho no primeiro ano como setorista

Sensação de participar do programa Os Donos da Bola

Passada uma semana da exibição do programa “Os Donos da Bola”, Maic falou sobre a sua primeira participação na TV e a felicidade de estar no meio de grandes nomes do jornalismo e que sempre foram referências ao longo de sua formação:

apesar do nervosísmo de início, foi uma experiência maravilhosa. Acompanho o héverton desde que era adolescente, ainda nem cogitava em cursar jornalismo.

Maic Costa

Ainda na entrevista, o jornalista contou sobre a rotina no setor de imprensa no Mineirão e o privilégio de acompanhar, de perto, nomes que marcaram a sua trajetória e são referências no radiojornalismo mineiro, como Alberto Rodrigues, Pequetito, Arthur Moraes e Samuel Venâncio.

É MUITO BOM VER ESSAS REFERÊNCIAS AO SEU LADO. E NESSE ANO, ISSO VEM ACONTECENDO COM FREQUÊNCIA.vou pros jogos e vejo os caras que eu cresci vendo. é muito gratificante!

Maic Costa

ARTIGOS RELACIONADOS

Logo Preta

Destaques

PARCEIROS