No último post do Grupo A, o Ipatinga é o time da vez. Recuperando o prestígio que teve no início dos anos 2000 em uma reconstrução mais modesta, mas que promete bons frutos em um futuro próximo, a equipe do Vale do Aço, que disputa o Módulo I desde a temporada passada, voltará a disputar uma competição nacional após 10 anos, a Série D. Por coincidência ou não, último torneio nacional que disputou, em 2014.
História
O projeto criado por Itair Machado em 1998 teve ascensão e queda meteóricas. O Tigre fez grandes campanhas no estado e fora dele, mas desde o fim da primeira década de 2000, caiu vertiginosamente atuando até na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, equivalente ao terceiro escalão do futebol estadual.
Ainda sobre os anos de glória do Tigrão, em 2005 o Ipatinga conquistou, pela primeira vez em sua – ainda pequena – história, o título de Campeão Mineiro, ao derrotar o Cruzeiro no Mineirão. Após o empate no jogo de ida em 1×1 no Ipatingão, a equipe comandada por Rodrigo Posso, Léo Medeiros e Walter Minhoca venceu a Raposa por 2×1 e se sagrou campeã estadual.
Em 2006, novamente na decisão do estadual contra o Cruzeiro, o Ipatinga ficou com o vice-campeonato mas continuava sua ascensão rumo à elite do futebol nacional, que aconteceu em 2007, com o vice-campeonato do Brasileirão Série B.
+ leia também: Guia do Campeonato Mineiro: Tombense
Outra campanha histórica que merece destaque no Guia do Campeonato aconteceu na Copa do Brasil, tambem em 2006, onde o Tigre, sob comando de Ney da Matta chegou às semifinais da competição, eliminando times tradicionais do cenário nacional como Botafogo e Santos. Foi eliminado pelo campeão Flamengo.
Planejamento para a Temporada
Sob comando do técnico Carlos Pimentel, o Tigre vem se reforçando e se preparando para a estreia no Campeonato Mineiro, no próximo dia 24, diante do Athletic, em São João Del Rei. Na última semana antes da estreia, a equipe viajou até Tombos para um jogo-treino contra o seu adversário de grupo, Tombense.
Confira a lista dos principais nomes do elenco do Ipatinga até aqui:
. William Menezes – Goleiro
. Raphael Lopes – Centroavante
. Renan Diniz – Zagueiro
. Lucas Luan – Lateral – Esquerdo
. Robinho – Atacante
. Paranhos – Volante
. Guilherme Dias – Atacante