Menu

Guia do Campeonato Mineiro: Tombense

17/01/2024 às 00:17
Tempo de leitura
3 min
Foto: Victor Souza / Tombense / Flickr
Foto: Victor Souza / Tombense / Flickr

O terceiro clube do Guia do Campeonato Mineiro é o Tombense, que está no Grupo A da competição, ao lado de Itabirito, Cruzeiro e Ipatinga e que, em mais um ano, promete ser um dos principais clubes do interior no campeonato.

Depois de disputar a Série B do Campeonato Brasileiro por dois anos seguidos, o Tombense acabou rebaixado na última rodada após ser derrotado em casa pelo Mirassol e agora retorna a Série C, torneio que disputou por 7 anos até conseguir o acesso. Após a saída de Moacir Júnior no fim da temporada, a diretoria alvirrubra acertou o retorno do técnico Raul Cabral, que comandou a equipe em 2017.

Agora, em reformulação para a temporada 2024, o Gavião se prepara para manter o bom retrospecto das últimas edições do campeonato estadual.

Histórico e Retrospecto Recente

Desde 2013 na elite do estado, o Tombense figura entre os clubes mais consolidados de Minas Gerais, e desde 2020 vem acumulando ótimos resultados no cenário estadual. Em 2020, o Gavião foi vice-campeão estadual, perdendo o título para o Atlético Mineiro na decisão.

YouTube video
Tombense chegou a decisão do Campeonato Mineiro em 2020. Relembre.

Mesmo assim, sob comando de Eugênio Souza, nome histórico do Tombense, a equipe conquistou o título de Campeão do Interior e a Recopa Mineira além de acumular vários troféus no estado nos anos seguintes.

Jogadores comemoram a Recopa Mineira em 2020. Foto: Victor Souza / Tombense / Flickr

Em 2021, o Gavião conquistou novamente o Troféu do Interior e levou a Recopa Mineira. Em 2023, sob comando de Marcelo Chamusca, o Tombense conquistou o Troféu Inconfidência pela primeira vez na história, completando a sala de troféus com as maiores obsessões dos times do interior.

Daniel Amorim, um dos ídolos do clube, comemora o título do Troféu Inconfidência. Foto: Victor Souza / Tombense / Flickr

Destaques e Reforços

Ainda em processo de reformulação e montagem do elenco, o Gavião Carcará ainda não anunciou muitos reforços em seu perfil oficial, mas já confirmou algumas renovações e retorno de empréstimo de alguns jogadores que se destacaram nas últimas edições do estadual, confira a lista:

Manoel: Lateral-Esquerdo que retorna de empréstimo do Mirassol. Atuou pelo clube entre 2019 e 2023.

Gabriel Lima: Meia-Atacante que retorna de empréstimo do Manaus. Vestiu a camisa do Tombense em 2020 e 2022.

Jefferson Renan: Meia-Atacante que retorna de empréstimo do Marcílio Dias. Passou pelo clube em 2021.

Gabriel Zanitti: Zagueiro que retorna de empréstimo do Guarani. Passou pelo clube em 2022.

Os principais pilares da equipe na última temporada deixaram o clube. Egídio, Matheus Frizzo, Fernandão e Bruno Silva atuaram pela última vez na 38ª rodada da Série B, diante do Mirassol. O único líder da equipe que permanece para 2024, é Felipe Garcia, jogador com mais jogos com a camisa carcará, 198 ao todo.

YouTube video
Felipe é o atleta com mais jogos com a camisa do Tombense