O Campeonato Mineiro já tem data para começar. A primeira rodada do torneio começa em duas semanas, no dia 24/01 (quarta-feira), e o Mais Minas resolveu reeditar uma série de posts que fizeram sucesso na última edição: O Guia do Campeonato.

O primeiro clube dessa série de posts sobre o campeonato estadual é da Região dos Inconfidentes e faz sua estreia na elite do Campeonato Mineiro 20024: O Itabirito Futebol Clube

História e Retrospecto Recente

Criado em 2022 como a primeira equipe 100% SAF do Brasil, o Gato fez sua estreia nas competições estaduais na Segunda Divisão, no mesmo ano de sua fundação. Logo na sua estreia, no que equivale ao terceiro escalão estadual, a equipe fez uma bela campanha e já conseguiu o tão sonhado acesso ao Módulo II.

No seu segundo ano de fundação, o Itabirito conquistou sua primeira taça após um excelente desempenho na primeira fase do campeonato, surpreendendo Boa Esporte, Uberlândia e Tupi, equipes tradicionais do cenário estadual e que ficaram atrás do Gato na tabela.

Com a classificação para o hexagonal final e com o experiente lateral Patric no elenco, o Itabirito liderou a fase final de ponta a ponta, deixando a briga pela segunda vaga na elite com Uberlândia e Betim, que se enfrentaram na última rodada.

Com a vaga na primeira divisão garantida, a SAF começou o planejamento para a temporada 2024 ainda no ano passado e agora, já é possível observar um time sólido para o principal desafio de sua história.

Planejamento para 2024

O Itabirito vem se reforçando para o campeonato estadual com nomes consolidados no cenário nacional, como o goleiro Elias Curzel, o lateral Bryan Garcia e o atacante Lucas Coelho.

Mesmo longe de casa (Itabirito mandará suas partidas em Belo Horizonte, na Arena Independência), a equipe vem se mostrando preparada para o início da competição. Recentemente, o Gato participou de uma intertemporada em Pinheiral-RJ, onde utilizou a ótima infraestrutura do CT João Havelange.

O Itabirito está no Grupo 1 do Campeonato Mineiro, ao lado de Cruzeiro, Ipatinga e Tombense.

COMENTÁRIOS
Share.

Graduando em Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Colunista de Cidades do Portal Mais Minas, com passagens por Fora das 4 Linhas e Vai que Tô Te Vendo.