Menu

Independência é a casa do Itabirito no Campeonato Mineiro

Na manhã desta quinta-feira (30), Itabirito anunciou em suas redes sociais que o Independência será a casa do Gato no Campeonato Mineiro 2023
30/11/2023 às 14:02
Tempo de leitura
3 min
Itabirito não vai receber jogos do Módulo I em 2024 -  Foto: Cris Mattos / FMF / Flickr
Itabirito não vai receber jogos do Módulo I em 2024 - Foto: Cris Mattos / FMF / Flickr

Estreante na elite do futebol mineiro, o Itabirito vai precisar deixar o Estádio Coronel Afonso de Moura Castro para mandar as suas partidas em Belo Horizonte.

O motivo da mudança é a não adequação do estádio à algumas exigências da Federação Mineira de Futebol para as partidas do Módulo I e a falta de tempo hábil para essas reformas.

Por esse motivo a SAF do Gato precisa realizar adequações significativas no estádio antes de mandar os jogos em Itabirito.

Itabirito x Betim pelo Módulo II no campeonato Mineiro. Foto: Cris Mattos / FMF / Flickr

A escolha pelo Independência é estratégica se considerarmos a qualidade do gramado e a estrutura oferecida para os atletas. Vale lembrar que recentemente, o Coimbra, time da zona metropolina de BH, também optou por mandar as partidas no estádio do América.

Em caso de incompatibilidade de data com o Coelho, dono do estádio, a diretoria do Gato escolheu o Castor Cifuentes, em Nova Lima, como opção secundária de casa.

Confira a nota oficial do Itabirito, divulgada no Instagram do clube:

“Em 2024, o Itabirito Futebol Clube informa que utilizará a Arena Independência em Belo Horizonte para a disputa do Campeonato Mineiro! ⚽🏟️

O Estádio Coronel Afonso de Moura Castro, nosso lar histórico, necessita de adaptações imediatas para atender aos critérios da 1ª divisão, e o prazo para essas modificações é bastante limitado.

O investimento necessário para essas mudanças é substancial, e a realização está condicionada à confirmação de patrocinadores, um processo ainda em andamento. Além disso, um acordo prévio com o Esperança é crucial, envolvendo contrapartidas como a cessão do direito de uso por um período mais extenso.

De acordo com as normas do Estadual, que requerem uma segunda opção de mando de campo, o “Castor Cifuentes”, em Nova Lima, foi escolhido como estádio secundário.

Compreendemos o valor emocional que o Estádio do Usina Esperança possui para nossa comunidade, e reiteramos que essa medida é temporária e necessária.

Informamos ainda que, confiantes em uma campanha memorável na estreia na elite do futebol em 2024, a diretoria sinaliza o comprometimento em trabalhar para o retorno aos braços da torcida, seja no Usina Esperança, ou mantendo abertas as possibilidades para um futuro estádio municipal, caso esteja disponível.

Façamos do Independência nosso território de vitórias, enchendo as arquibancadas com a energia única da nossa torcida. Vamos mostrar a força e paixão de nossa cidade em cada jogo.

Juntos, somos imparáveis! 😼💙❤️🤍”

Estreia no Campeonato

Na última terça-feira (28), aconteceu o sorteio para definição dos grupos do Campeonato Mineiro. O Gato ficou no Grupo A, ao lado de Cruzeiro, Tombense e Ipatinga.

O campeonato está previsto para iniciar em meados de janeiro e a equipe já iniciou a montagem do elenco para a competição mais importante da história do clube, que pode dar a inédita vaga para a disputa da Série D, em 2024.