Menu

Guia do Campeonato Mineiro: Uberlândia

A terceira equipe do Grupo B pertence a uma das cidades mais populosas do estado, com pouco mais de 700 mil habitantes, atrás somente da capital Belo Horizonte.
23/01/2024 às 12:04
Tempo de leitura
3 min
Treinamento da equipe do Uberlândia no CT Ninho do Periquito. Foto: Reprodução / Twitter
Treinamento da equipe do Uberlândia no CT Ninho do Periquito. Foto: Reprodução / Twitter

O Uberlândia é uma equipe consolidada no cenário estadual, tendo inclusive, grandes feitos nacionais, como a conquista do Brasileiro Série B de 1984. Entretanto, o brilho conquistado na década de 80 está um pouco apagado no Parque do Sabiá.

Nos últimos 5 anos a equipe do triângulo mineiro ficou de fora do Módulo I em 2019, que apesar do acesso, ficou com o vice-campeonato após perder a decisão para o Coimbra e em 2023, onde, mais uma vez, foi vice-campeão da divisão de acesso.

Mas o que esperar do Esmeraldino Alviverde para 2024?

Apesar do novo regulamento do campeonato ser muito desfavorável aos times do interior, a equipe comandada por Felipe Conceição (Ex- Cruzeiro, América e Botafogo) vai buscar manter a regularidade das campanhas do Furacão da Mogiana e conta com nomes importantes no elenco para conquistar esse objetivo.

+ leia também: Guia do Campeonato Mineiro: Pouso Alegre

Felipe Conceição é o técnico do Uberlândia para o Campeonato Mineiro

Os principais nomes no plantel alviverde, sem sobra de dúvidas são, o zagueiro Éwerthon Páscoa e o atacante Vinícius Balotelli. O experiente defensor de 36 anos promete dar muita segurança ao sistema defensivo do Uberlândia. Com qualidade no passe, cabeceio e um ótimo posicionamento, o defensor Ex-Santos e Sport é um nome para ficar de olho nesse campeonato.

O outro destaque da equipe, foi fundamental no título do Itabirito no Módulo II do Campeonato Mineiro em 2023. A expectativa é que Balotelli seja a referência do ataque alviverde e que repita os bons números do seu “xará” italiano na competição.

Apesar da experiência de alguns jogadores, no entanto, o time de Felipe Conceição é recheado de jovens jogadores, formados na base do clube, ou atletas que se descaram nas divisões inferiores do estadual, como é o caso do jovem goleiro Felipe Viotti, de 21 anos, que chega após se destacar na Segunda Divisão com a camisa do Mamoré.

Preparação para a estreia

O primeiro confronto da equipe de Conceição é na próxima Quarta-Feira (24), em Tombos, diante do Tombense, atual campeão do Troféu Inconfidência. A expectativa é que as duas equipes, ao lado do Athletic, sejam os principais favoritos à quarta vaga para as semifinais.

Para se preparar, o Uberlândia realizou vários amistosos contra times do interior paulista e do Distrito Federal. Confira o resultado dos confrontos:

. Uberlândia 1×0 Francana

Felipe Conceição falou sobre a importância dos amistosos na preparação para a estreia do Campeonato Mineiro

. Uberlândia 0x1 Capital-DF

. Uberlândia 2×0 Barretos