A última equipe do Grupo B do nosso Guia do Campeonato Mineiro é um dos times mais tradicionais do estado de Minas Gerais e que, apesar de ter ficado muito próximo de fechar as portas nos últimos anos, conseguiu se reerguer e promete alçar voltar a alçar voos cada vez mais altos no cenário estadual e nacional.
Com um passado de glórias, o Villa Nova coleciona troféus importantes na sua galeria, como o Campeonato Brasileiro Série B de 1971, 5 Campeonatos Mineiros, 6 títulos de Campeão Mineiro do Interior e 2 conquistas do Módulo II. Essas taças credenciam o Villa como um dos mais temidos entre os times do interior.
+ leia também: Guia do Campeonato Mineiro: Uberlândia
Mas o que esperar do Villa nessa reconstrução?
Após o rebaixamento para o Módulo II em 2020, a equipe começou um processo de reestruturação para tentar recolocar o Leão do Bonfim no lugar onde merece estar. Em 2021, a equipe conseguiu o acesso e o título do Módulo II. Em 2022, a equipe ficou na sétima colocação geral e se classificou para o Troféu Inconfidência, sendo eliminada na semifinal para o campeão Democrata.
No ano seguinte, a equipe de Nova Lima ficou mais uma vez no meio da tabela, em sexto, garantindo vaga em mais um ano para o Troféu Inconfidência. Desta vez, a equipe chegou à decisão após eliminar o Democrata, mas ficou com o vice-campeonato após perder para o Tombense na decisão.
Para esse ano, a expectativa é manter a regularidade e, quem sabe, se classificar como um dos 4 primeiros da competição. Mas caso a vaga não venha, a equipe comandada por Vinicius Munhoz, ficará satisfeita com mais uma classificação para o Inconfidência, mas desta vez, para buscar o título.
Das contratações do Villa para a temporada, os nomes de maior destaque são: O goleiro Júlio César, de 37 anos, ex-Fluminense, o atacante Caio Mancha, de 31 anos, revelado pelo Palmeiras e o meia Renatinho, de 35 anos, que acumula passagens de destaque por Tombense e Ponte Preta.
Foco na Estreia
A primeira partida do Villa Nova é um confronto complicadíssimo, diante do Cruzeiro de Nicolás Larcamón, na próxima quarta-feira (24), às 19h no Alçapão do Bonfim. Já no próximo domingo (28), a equipe vai até Belo Horizonte enfrentar mais uma equipe do Grupo A, o recém promovido Itabirito Futebol Clube.