Menu
TV

Homem-Formiga será exibido nesta segunda-feira (03/06) na Tela Quente

03/06/2019 às 21:30
Tempo de leitura
4 min

Na noite desta segunda-feira, 3 de junho de 2019, a Globo vai exibir o filme “Homem-Formiga” (“Ant-Man”). Lançado em 2015, o filme tem direção de Peyton Reed, produção de Kevin Feige e roteiro de Edgar Wright, Joe Cornish, Adam McKay e Paul Rudd.

Em 1989, Hank Pym (Michael Douglas), o Homem-Formiga original entrou em conflito com outros colegas por causa de uma fórmula secreta, uma tecnologia de encolhimento. Então, Pym demitiu-se da S.H.I.E.L.D. 26 anos depois, Hank Pym reaparece com a empresa que ele fundou, fazendo um grande anúncio: um caça reduzido no nível das formigas. É um suposto sucesso global para todos os conflitos de guerra, e… Scott Lang (Paul Rudd), um ladrão que acaba de sair da prisão, não consegue emprego e precisa cuidar de sua filha, acaba aceitando um “trabalho”: roubar algo valioso no cofre de um milionário, mas a única coisa que ele encontra é uma roupa com um capacete. Ele descobre as características da misteriosa roupa e a sua missão: impedir o uso de uma arma similar desenvolvida pela Cross Technologies. Homem-Formiga em missão…

O enredo não é muito denso, pelo contrário, é um dos mais simples em todo o universo Marvel; quando comparado a Thor ou Vingadores, ele aparece como um passe duplo. Embora tenha tudo necessário para o desenvolvimento, não se concentra muito nele. Todos os personagens são claramente marcados com antecedência: este é um herói, um vilão, um mentor, uma linda filha, um bando engraçado, uma filha e um padrasto miserável. O cenário não hesita a este respeito, é um grande piloto automático e não é surpreendente.

Nós temos exatamente o que esperamos, mas leva um tempo. Enquanto Scott sai da prisão, passamos pelas cenas obrigatórias (indisponibilidade da filha, a necessidade de aceitar um emprego, etc) – mas o Homem-Formiga tem a vantagem de aliviá-los. Primeiro, com o roubo inteligente do cofre e, claro, o incrivelmente humorístico monólogo Michael Pena sobre como eles chegaram a esse golpe. Quanto mais você assiste o Homem-Formiga, mais cedo você entende que os protagonistas também colocaram humor aqui, assim como em “Guardiões da Galáxia”, por exemplo..

Não é de admirar que, após a recuperação de Edgar Wright, Peyton Reed tenha ficado conhecido por suas comédias românticas, então ele consegue dirigir atores, fazendo piadas como cenas dramáticas. Paul Rudd tem seu estilo de humor, mas ele irá desempacotá-lo totalmente no segundo tempo, quando ele não estiver mais preocupado. Michael Pena é o principal fundador de cartões de visita e é divertido o tempo todo. A cena final rompe a ação séria em átomos em favor de humor e momentos loucos. O elenco é bom, mas… Paul Rudd quer satisfazer as expectativas de um herói pobre em um traje e tentar ser engraçado funciona 50%. As tarefas secundárias são melhores (Douglas, Lilly), os vilões não valem muito.

Um pouco na primeira hora para o filme inicial; não há seriedade ou um quinto heroico. Razões para começar a manter os dedos de Scott cruzados, rastejando no assento e sobrevivendo à ação com ele.

A coisa mais interessante do filme é a ação em miniatura. A primeira vez é depois de meia hora e é bom ver de repente o mundo gigante através dos olhos de um pequeno guerreiro. Em 3D fica incrível. Cada cena serve a ideia inicial e tenta realizar o potencial. É verdade que, depois de um tempo, a ação começa a girar, onde o herói é alternadamente pequeno e grande, o que também tem algum charme. Haverá também o controle de outras formigas pela mente. O filme chega ao final, que é surpreendentemente a parte mais louca e tudo funciona aqui. Um pouco de drama, ação, ideias bizarras com ampliação e encolhimento. Como alguém atiraria nele como um descanso de 90 minutos? Pode haver quatro roteiristas e muito esforço para desequilíbrio.

Homem-Formiga é um representante padrão da maravilha, ele colocou uma ação mais leve e uma piada. Funciona divertido. No contexto do universo, ele tem seu lugar, o qual é aludido pelos Vingadores.

Além de Michael Douglas e Paul Rudd, o filme também traz nos elenco os atores Bobby Cannavale, Evangeline Lilly, Corey Stoll, Michael Peña, Judy Greer, entre outros.

A “Tela Quente” vai ao ar nesta segunda-feira, 03 de junho, logo após ao capítulo inédito da novela “A Dona do Pedaço”.