Menu

Honda comemora produção de um milhão de automóveis no Brasil usando energia eólica

De acordo com o grupo automotivo, a Honda Energy representa o avanço do compromisso empresarial com a redução do impacto ambiental de suas atividades e a descarbonização de sua produção.
24/03/2024 às 09:04
Tempo de leitura
3 min
Foto: divulgação/Honda
Foto: divulgação/Honda

Pensando no futuro do planeta, a Honda iniciou há uma década o projeto ‘Honda Energy’, “empresa braço” do grupo da montadora japonesa dedicada à gestão do parque eólico ,localizado no Sul do país, que neste ano de 2024 comemora a produção de um milhão de automóveis no Brasil somente com energia limpa e renovável.

Honda comemora produção de um milhão de automóveis no Brasil usando energia eólica
Foto: divulgação/Honda

Esse feito foi possível porque a Honda Energy supre toda a demanda de energia elétrica das fábricas de automóveis, no interior de São Paulo, além de atender o escritório administrativo na capital paulista por meio do Sistema Interligado Nacional, uma rede elétrica que possibilita o intercâmbio de energia em todo país.

A Honda Energy está localizada na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, e foi inaugurada em novembro de 2014. Atualmente, o empreendimento conta com dez aerogeradores, resultando em uma capacidade instalada de 31,7 MW. Ao longo de quase uma década, 47 mil toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera e já foram gerados cerca de 720 mil MWh de energia, o que seria equivalente ao consumo de quase 35 mil residências.

+ leia também: Irmãos Machado promove plantio de mudas de árvores em uma das nascentes que deságua no córrego Maracujá

De acordo com o grupo automotivo, a Honda Energy representa o avanço do compromisso empresarial com a redução do impacto ambiental de suas atividades e a descarbonização de sua produção. A empresa tem como objetivo atingir a neutralidade de carbono em seus produtos e atividades corporativas até 2050.

Para celebrar a conquista, foi realizada uma cerimônia com a participação do Sr. Otavio Mizikami, Presidente da Honda Energy e Vice-Presidente Industrial da Honda Automóveis, além de autoridades governamentais, associações de classe e parceiros da operação. 

“Há quase dez anos, a operação da Honda Energy tem obtido bons resultados e é um dos principais ativos de sustentabilidade da marca no Brasil, representando nosso compromisso com a inovação e o cuidado com meio ambiente. A Honda é a única empresa autossuficiente em energia elétrica renovável no setor automotivo nacional, por isso, estamos orgulhosos em celebrar 1 milhão de automóveis produzidos no país com energia elétrica limpa. Há dez anos, iniciamos uma transição energética para fontes de energia limpa e nossa equipe está motivada para continuar liderando o caminho rumo a um futuro melhor para as próximas gerações”.

Otavio Mizikami, presidente da Honda Energy