IBGE decidiu adiar a realização do Censo Demográfico para 2021

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

Alinhado às ações do Ministério da Saúde no combate ao Covid-19, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu adiar a realização do Censo Demográfico para 2021.

A decisão levou em consideração a natureza da pesquisa que vai a todos os domicílios do país e que coloca recenseadores em contato próximo com moradores dos cerca de 70 milhões de domicílios a serem visitados. Consideramos, ainda, possíveis impactos das medidas preventivas na cadeia de treinamento da operação que envolve mais de 200 mil contratados em todo o Brasil, o que poderia comprometer a qualidade do trabalho.


Com o adiamento, nosso instituto se ajusta às recomendações do Governo Federal diante do quadro de emergência de saúde pública causado pelo Covid-19, atendendo assim às restrições diante da pandemia, e se solidariza ao momento pelo qual o país passa.


Os recursos previstos para a realização do Censo, no total de R$ 2,3 bilhões, serão alocados para o Ministério da Saúde promover ações de enfrentamento ao Covid-19, com o compromisso da pasta de realocar no orçamento do IBGE do próximo ano igual valor para assegurar a operação censitária.


Agradecemos a todas as instituições parceiras, autoridades e à sociedade em geral que se empenhou na divulgação e apoio ao Censo 2020.

Veja também: Medias e impactos: Romeu Zema fala sobre novo coronavírus em Minas Gerais

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS