IEF anuncia reabertura de parques estaduais; veja a lista

Turistas e moradores de Minas Gerais interessados em visitar as unidades de conservação gerenciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) serão beneficiados com a reabertura, nos próximos sete dias, de mais 19 parques estaduais, estações ecológicas e outros tipos, incluindo o Parque Estadual do Ibitipoca. A retomada da visitação nesses locais foi anunciada na noite dessa quarta-feira (23/9) pelo diretor-geral do IEF, Antônio Malard, em live que integrou a programação da Semana Florestal 2020. A transmissão pelo Instagram teve também a participação do diretor de Unidades de Conservação do IEF, Cláudio Castro, e dos gerentes Alex Amaral e Clarice Silva, que respondem respectivamente pelos parques Mata do Limoeiro e Ibitipoca.

As novas reaberturas serão divididas em quatro momentos, distribuídos nos próximos sete dias. Com isso, as 19 unidades vão se somar a outras nove cuja reabertura já havia sido liberada, totalizando 28 unidades de conservação aptas a receber de volta as visitações, que haviam sido interrompidas em 18 de março em razão da pandemia de Covid-19. “Estamos seguindo o que está previsto no Plano Minas Consciente. A reabertura se dará apenas nas unidades que estão inseridas em municípios que estejam incluídos nas ondas verde e amarela do plano. Estamos muito tranquilos para a retomada das visitações, porque o retorno foi muito positivo onde já reabrimos e foi feito um trabalho de planejamento bastante sólido para trazer aos visitantes as melhores condições possíveis”, diz o diretor-geral do IEF, Antônio Malard.

As novas reaberturas anunciadas ontem começam a partir deste sábado (26/09) em um grupo de nove unidades, que inclui os parques estaduais Verde Grande, Serra das Araras, Lagoa do Cajueiro, Mata Seca, Veredas do Peruaçu, e Serra Negra, além das estações ecológicas de Acauã e Mata dos Ausentes, e da Área de Proteção Ambiental (APA) Das Águas Vertentes. Já na terça-feira (29/09), será a vez da reabertura dos parques estaduais Boa Esperança e Nova Baden.

Na quarta-feira (30/09), seis unidades voltam a receber visitantes. São elas os parques estaduais Pico do Itambé, Serra do Brigadeiro, Rio Doce, Rio Preto e Ibitipoca, além da Estação Ecológica Corumbá. Na próxima quinta-feira (01/10) reabrem o Parque Estadual Serra do Intendente e o Monumento Natural Estadual Várzea do Lageado e Serra do Raio. O diretor de Unidades de Conservação do IEF, Cláudio Castro, destaca que, neste momento, algumas unidades que estão nos territórios de municípios que ainda se encontram na onda vermelha do Plano Minas Consciente não poderão ser reabertas, mas elas entrarão na lista de reabertura quando houver avanço para as ondas amarela ou verde.

CONTATO COM A NATUREZA

Quem também participou da live com o diretor Cláudio Castro foi o gerente do Parque Estadual Mata do Limoeiro, Alex Amaral. Ele falou sobre a experiência da unidade a partir do momento em que as visitas foram liberadas, o que aconteceu no último sábado (19/09). Segundo Alex, a reabertura do parque só ocorreu depois de muita discussão entre a Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Rio Doce, que responde pela unidade, e a diretoria do IEF, seguindo todos os protocolos de segurança para funcionários e visitantes.

“Ver o parque aberto à comunidade e aos turistas dá mais vida à unidade e nos enche de alegria também. Estamos cientes da necessidade dos protocolos e bastante felizes, pois o histórico do parque envolve muito a presença da comunidade local. Nós também percebemos o quanto a conexão com a natureza é importante, pois esse foi um dos principais relatos dos nossos visitantes nesses primeiros dias em que o parque está reaberto”, diz o gerente do PE Mata do Limoeiro.

O site do IEF traz uma página especial criada para agregar todas as informações dos protocolos usados para cada unidade de conservação na reabertura. Para acessar essa página e conhecer os detalhes do acesso a cada unidade, clique aqui ou no link ao final do texto. Abaixo, também está disponível a lista das unidades que vão reabrir nos próximos sete dias.

Veja quais são as unidades que reabrem nos próximos sete dias

26/09 (Sábado)

Parque Estadual Verde Grande
Parque Estadual Serra das Araras
Parque Estadual Lagoa do Cajueiro
Parque Estadual Mata Seca
Parque Estadual Veredas do Peruaçu
Parque Estadual Serra Negra
Estação Ecológica Acauã
Estação Ecológica Mata dos Ausentes
Área de Proteção Ambiental Águas Vertentes

29/09 (Terça-feira)

Parque Estadual Serra da Boa Esperança
Parque Estadual de Nova Baden

30/09 (Quarta-feira)

Parque Estadual do Pico do Itambé
Parque Estadual da Serra do Brigadeiro
Parque Estadual do Rio Doce
Parque Estadual do Rio Preto
Parque Estadual do Ibitipoca
Estação Ecológica Corumbá

01/10 (Quinta-feira)

Parque Estadual Serra do Intendente
Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio

Confira quais unidades já reabriram

12/09

Parque Estadual Lapa Grande
Parque Estadual da Serra do Rola-Moça
Parque Estadual Biribiri

15/09

Parque Estadual Serra Nova e Talhado
Monumento Natural Estadual Serra da Piedade
Refúgio de Vida Silvestre Estadual Libélulas da Serra de São José

19/09

Parque Estadual Mata do Limoeiro
Parque Estadual Serra Verde
Refúgio da Vida Silvestre Rio Pandeiros

Fonte: Instituto Estadual de Florestas – IEF

Comentários estão fechados.