Impacto das chuvas em Minas Gerais nas últimas horas

Publicado: última atualização em 0 comment

Nessa terça-feira (11), as chuvas intensas voltaram a transtornar a vida dos mineiros. Em Governador Valadares, uma forte chuva que durou apenas 15 minutos foi o suficiente para derrubar árvores e arrancar telhados de casas. Ruas dos bairros São Pedro e Esplanada ficaram alagadas e o teto do ginásio de uma escola caiu.

Segundo informações da Defesa Civil de Minas Gerais, subiu para 60 o número de vítimas em decorrência das chuvas no estado. A morte de uma mulher de 58 anos foi confirmada. A vítima morreu após ser soterrada por um barranco que caiu em cima de sua residência, localizada no bairro Santa Tereza, Caxambu (MG). A equipe do SAMU atendeu a ocorrência por volta das 16h30, porém ao chegarem até a vítima, ela já estava sem vida. Três famílias foram removidas das proximidades.

A Defesa Civil também divulgou no final da noite de terça-feira um relatório com informações em números dos impactos causados pela chuva em Minas gerais.

A atuação de uma Frente Estacionária provocou nas últimas horas, noite de segunda-feira (10) e ao longo desta terça-feira (11), episódios de chuvas intensas entre as mesorregiões do Sul de Minas, Campo das Vertentes, Zona da Mata e parte da Metropolitana de Minas Gerais.

Os acumulados significativos de precipitação redundaram em transbordamento de rios, alagamentos, deslizamentos e deixou famílias desalojadas/desabrigadas.

BANDEIRA DO SUL – 18ª RPM
Casas afetadas – 136
Escolas afetadas – 01
Desalojados – 320
Desabrigados – 80
Pontes destruídas – 02
Pontes danificadas – 01

Breve síntese dos impactos: O município decretou Situação de Emergência. Destaque para o transbordamento do rio que corta a cidade, afetando as residências ribeirinhas.

CAMPESTRE – 18ª RPM

Casas afetadas – 02
Desalojados – 29
Desabrigados – 12
Pontes danificadas – 07
Represa rompida – 01

Breve síntese dos impactos: O município decretou Estado de Calamidade Pública – obs.: Não houve óbito registrado. Destaque para o rompimento de uma represa de pequeno porte na zona rural que contribuiu para o alagamento no município.

POÇO FUNDO – 18ª RPM

Casas afetadas – 300
Desalojados – 1200
Desabrigados – 50
Pontes danificadas – 12

Breve síntese dos impactos: O município decretou Estado de Calamidade Pública – obs.: Não houve óbito registrado. Destaque para o transbordamento do rio Machado. Segundo relato do prefeito o abastecimento de água pela COPASA está comprometido. O município necessita de colchões, cesta básica e água. A Escola Carlito Ferreira está sendo usada como abrigo.

CAXAMBU – 17ª RPM

Casas afetadas – 04
Desalojados – 07
Desabrigados – 03
Óbitos – 01

Breve síntese dos impactos: As residências foram afetadas por deslizamento/soterramento. Registrado um óbito (Em 11Fev20, por volta das 16h30min, houve um deslizamento de terra sobre uma residência situada na Rua Aristides Junqueira Cotti, nº 66, Santa Tereza, Caxambu/MG , que provocou o óbito da Senhora Sandra Regina Parede, 58 anos).
As pessoas desabrigadas foram instaladas em hotel cedido pela prefeitura.

ESPÍRITO SANTO DO DOURADO – 17ª RPM

Desalojados – 03
Desabrigados – 05
Breve síntese dos impactos: Por risco de deslizamento de encosta as residências foram evacuadas.

SOLEDADE DE MINAS – 17ª RPM
Casas afetadas – 03
Desalojados – 11
Breve síntese dos impactos: Deslizamento de encosta em residências vindo a atingi-las. Não há vítimas.

Chuvas em São Paulo

Em São Paulo, a população sofre com a falta de abastecimento nos mercados, o prejuízo do comércio já chegou a R$ 24 milhões. Essas foram as 24 horas mais chuvosas dos últimos 30 anos na capital paulista.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS