Incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó é controlado

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

Um incêndio de grandes proporções que atingiu uma parte do Parque Nacional da Serra do Cipó, no município de Santa do Riacho, na região Central de Minas, foi controlado neste sábado (12) pelo Corpo de Bombeiros do estado.

O incêndio, que teve início na última terça-feira (7), começou fora dos limites do parque, em uma região conhecida como Mata das Flores. As chamas consumiram mais de 20% da área, o que equivale a, aproximadamente, 3 3.500 hectares.  O combate ao fogo logo tive início e contou com dezenas de brigadistas e militares do corpo de bombeiros,que formaram uma força-tarefa evitar que as chamas se propagassem. Para auxiliar nos trabalhos, um helicóptero e dois aviões foram usados no trabalho.

Funcionamento do Parque da Serra do Cipó 

Por questões de segurança, o parque foi fechado para visitação do público durante os dias em que os trabalhos de combate ao incêndio eram realizados. A decisão foi tomada pela adiministração do parque porque alguns dos pontos mais procurados pelos visitantes, como a cachoeira da Farofa e o Cânion das Bandeirinhas, poderiam ser atingidos pelo fogo.

Leia a notaoficial sobre o fato publicada no Twitter pela administração do parque.

Atenção para a nota oficial do Parque Nacional da Serra do Cipó. Na data de hoje 11/10/2019 o parque está fechado por motivo de fogo na vegetação. Segundo o Edward, uns dos responsáveis pela conservação da unidade, o “fogo pode atingir a área onde os turistas visitam”. 

O Parque Nacional da Serra do Cipó, que abriga diversas espécies da flora e da fauna brasileiras ameaçadas de extinção (como a sempre-viva, planta característica do cerrado) segue fechado ao público e ainda não há previsão da data da reabertura do local para visitação.

 

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS