Menu

Detentos irão atuar no combate a incêndios florestais em Minas

03/10/2019 às 13:18
Tempo de leitura
2 min

Uma parceria realizada entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) promoverá a ressocialização e a reinserção de detentos que poderão atuar no combate a incêndios florestais nas unidades de conservação do Estado de Minas Gerais.

Inicialmente, 13 detentos já estão confirmados para prestar serviço nas bases operacionais do Programa de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Previncêndio), em Belo Horizonte Januária e em Curvelo.

Iniciativa tem como objetivo contribuir para a reinserção social dos detentos

A iniciativa tem como objetivo contribuir para recuperação e reinserção social dos detentos, além de ampliar o trabalho de combate aos incêndios e garantir a proteção das unidades de conservação do estado de Minas.

De acordo com o diretor-geral do IEF, Antônio Malard., “o programa é um marco para as ações do IEF pois, além de criar condições para alocar mão de obra para a realização de nossas atividades, permite que o instituto ofereça uma oportunidade para a ressocialização de presos. Esta é uma responsabilidade de toda a sociedade e o IEF está assumindo o compromisso de dar sua colaboração com esta tarefa”.

A parceria entre o IEF e a Sejusp foi firmada por meio do Programa Manutenir, que consiste na oferta de presos para trabalhar em serviços de manutenção, construção e reparos em órgãos do Executivo Estadual. Como benefício, os detentos recebem três quartos do salário mínimo e terão direito à remição de pena. Desse modo, a cada três dias trabalhados, os presos terão a redução de um dia no cumprimento da sentença.

Os detentos designados nesse programa serão capacitados pelos coordenadores das unidades operacionais e da gerência do Previncêndio, para atuar nos combates e em ações preventivas.

*Com informações da Agência Minas.

COMENTÁRIOS