Itabirito institui a Semana do Meio Ambiente com foco na sustentabilidade e valorização dos catadores de recicláveis
data será marcada por uma série de atividades voltadas à conscientização ecológica — Foto: Freepik.
PUBLICIDADE

A preservação ambiental ganhou mais um reforço em Itabirito com a sanção da Lei nº 4.253, que institui oficialmente a Semana do Meio Ambiente no município. A ser comemorada anualmente na primeira semana de junho, a data será marcada por uma série de atividades voltadas à conscientização ecológica, incentivo à sustentabilidade e, principalmente, valorização dos catadores de materiais recicláveis.

De autoria do vereador Fabinho Fonseca (PSD), a lei busca fortalecer o compromisso coletivo entre poder público, empresas, sociedade civil e cooperativas de catadores na luta pela proteção ambiental e pelo reconhecimento do trabalho dos profissionais da reciclagem.

PUBLICIDADE

“A Semana do Meio Ambiente visa criar um ambiente colaborativo entre a comunidade, as empresas e os catadores, promovendo um compromisso coletivo em prol da sustentabilidade. Além disso, valoriza o trabalho essencial dos catadores, especialmente num contexto de crescente urgência ambiental”, destacou o vereador.

PUBLICIDADE

Durante a semana comemorativa, a cidade deverá sediar uma variedade de ações práticas e educativas, como campanha de arborização com participação voluntária de empresas locais; desafios de sustentabilidade entre empresas, com premiação para boas práticas; audiências públicas sobre políticas ambientais e cumprimento da legislação; capacitações e oficinas voltadas a catadores, com foco em reciclagem e empreendedorismo; feiras de produtos reciclados, com participação de artesãs locais; parcerias com cooperativas de catadores, visando apoio financeiro e logístico; palestras e workshops, presenciais ou online, sobre meio ambiente e ecossistema; atividades educativas nas escolas, voltadas às crianças; mutirões de limpeza em áreas críticas; e concurso de limpeza entre bairros, com premiação para os mais engajados.

A execução das atividades será coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que poderá contar com o apoio de organizações da sociedade civil e instituições privadas para garantir o sucesso das ações.