Menu

Câmara de Itabirito aprova projeto para construção de 10 leitos de UTI

O projeto ainda deverá passar pela segunda discussão e encaminhado para redação final.
23/11/2021 às 20:37
Tempo de leitura
2 min
Foto: Ascom
Foto: Ascom

Na reunião extraordinária da Câmara de Itabirito ocorrida na última quinta-feira, 18 de novembro, os parlamentares trataram sobre a construção de 10 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital São Vicente de Paulo. O projeto foi aprovado por unanimidade em primeira discussão.

O documento prevê que o Município arque com 80% dos recursos financeiros para a viabilização da construção estrutural e com 86% dos leitos após a finalização da construção, devido ao baixo valor estimado com a receita de convênios. Outros 20% da estrutura será responsabilidade de iniciativa privada, assim como 14% para a manutenção dos leitos, mesmo se tratando de uma responsabilidade da Prefeitura de Itabirito

No entanto, até o momento, nenhuma empresa assinou com a Prefeitura Municipal. Se em 180 dias não houver interesse por parte de empresas, o Município terá que arcar com a totalidade dos recursos necessários.

Estiveram presentes na reunião extraordinária o secretário de Saúde, Marco Antônio Felix — que também é diretor técnico do Hospital São Vicente de Paulo, e a secretária de Planejamento Econômico, Débora Aguiar. Segundo Marco, os leitos de UTI não serão destinados exclusivamente para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), podendo incluir o cidadão que tem um plano de saúde. Ainda de acordo com o secretário, a lista para utilização dos leitos será de acordo com a necessidade, e não se o paciente é usuário de plano de saúde, particular ou SUS. 

Questionado sobre a possibilidade da construção de um hospital municipal, Marco disse que se trata de uma obra bem mais cara e que a construção das UTI’s é de urgência imediata. O secretário de Saúde ainda esclareceu que os leitos de UTI não podem ser construídas na UPA de Itabirito, porque se trata de uma necessidade de uma área hospitalar.

O projeto ainda deverá passar pela segunda discussão e encaminhado para redação final. Depois disso, o documento segue para a sanção ou veto do prefeito Orlando Caldeira (Cidadania).

Última atualização em 19/08/2022 às 06:29