Menu

Confira as dicas da Prefeitura de Itabirito para seu esquenta de Carnaval ser mais seguro e saudável

04/02/2020 às 14:19
Tempo de leitura
2 min

O Itabirito Folia 2020 está chegando e, além dos Ensaios de Carnaval Batuta Folia, muita gente aproveita o clima de festa para fazer um ‘esquenta’ em casa, unindo família e amigos para descer para a rua com toda animação. “Comprar os ingredientes para festejar em casa requer alguns cuidados, assim como na hora de preparar e guardar os alimentos. Por isso a Vigilância Sanitária trabalha para a segurança da saúde da população e é importante, também, ficar atento a alguns cuidados especiais na hora de escolher os produtos”, explica Luís Fernando Gurgel e Souza, fiscal sanitário da Prefeitura de Itabirito.

A primeira dica do fiscal é “Atenção aos rótulos e selos de procedência da maioria desses alimentos”. “Fique atento à validade dos produtos e redobre a atenção nos produtos em promoção: muitas vezes a validade está próxima ao vencimento. Também, não compre se a embalagem estiver danificada”, detalha Luís Fernando.

Também merecem atenção os produtos de origem animal, como carnes embaladas a vácuo, queijos e frangos resfriados. Para fazer com que o churrasco com amigos seja pura animação, é importante procurar pelo selo de inspeção Federal (SIF), Estadual (IMA) ou Municipal (SIM). “Esse selo é a garantia de que o animal passou pelo Programa de Rastreabilidade, verificando a alimentação, o ambiente em que foi criado e a vacinação. Não compre carnes de origem desconhecida. Nos açougues e supermercados, exija o Alvará Sanitário e procure saber se a carne vem de um frigorífico licenciado”, ressalta o fiscal.

A equipe de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Itabirito licenciou supermercados, açougues e padarias na cidade. “Procure saber se o estabelecimento que você costuma ir possui o Alvará Sanitário. Se não, exija o documento aos estabelecimentos, é o selo de segurança para você e sua família”, encerra.

Pra mais informações, entre em contato com a Vigilância Sanitária, pelo (31) 3563-4033. E boa folia a todos!