Menu

Homem de Itabirito que testou positivo para coronavírus está em coma induzido em BH

06/05/2020 às 17:06
Tempo de leitura
4 min

O único caso positivo para o coronavírus de Itabirito (MG) trata-se de um idoso de 76 anos que está internado na CTI da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. De acordo com o boletim médico, foi realizado um teste no paciente que teve resultado positivo. Ele se encontra em estado grave e precisou ser entubado com febre alta, e até a tarde desta quarta-feira (6), o paciente está em coma induzido.
O médico infectologista da Prefeitura de Itabirito, doutor Marcelo Campos, acredita que a hipótese do idoso ter contraído o vírus em Itabirito é a que menos pode ser confirmada pelo fato do paciente ter realizado exame de sangue que apresentou o resultado negativo para o coronavírus.
O paciente deu entrada na UPA de Itabirito no dia 24 de abril após sofrer de mal súbito. Ele sentiu pressão no peito e falta de ar. Segundo a filha do paciente, um médico do hospital onde ele se encontra internado definiu esses primeiros sintomas como reação da Covid-19, doença causada pelo coronavírus.
No dia 28 ele foi transferido para o hospital em Belo Horizonte, onde foi encaminhado ao CTI específico para pessoas com Covid-19. Ainda em Itabirito, o paciente foi diagnosticado com infarto agudo do miocárdio e edema agudo de pulmão.
Em conversa com a reportagem do Mais Minas, a filha da vítima disse que o pai está com “febre altíssima”, e lamentou que ao invés de receber apoio, está sendo julgada, sendo que, segunda ela,  ela é apenas “vítima da responsabilidade que houve no caso dele”.
Por meio das redes sociais, a filha do paciente fez um comunicado:
[su_quote]As informações estão adversas em vários meios de comunicação. Ele fez um teste sim na UPA de Itabirito, e diz ter dado NEGATIVO. Mas segundo informações obtida pelo Santa Casa o infarto e a parada cardíaca que ele deu na UPA de Itabirito foi reação já do Covid-19 que já tava em avanço da doença. E o teste que ele fez na Santa Casa é o teste mais específico. Que no dia 05/05 saiu o resultado POSITIVO COVID19. Ele já chegou no Santa Casa com possibilidades de ser Covid-19 e encaminhado direto pra ala do CTI de isolamento. E isso porque estava sendo encaminhado para está fazendo apenas cateterismo. E sim ele tem diabetes e é hipertenso. Sempre teve uma vida ativa. Segundo informações do hospital ele já chegou lá com o vírus. E por ele não ter saído da cidade. Ele pegou isso onde? Logico que foi em Itabirito. Uma cidade que esta no meio de duas que teve casos confirmado de Covid-19 que é BH e Mariana, e não ter caso nenhum. Itabirito com aglomerações por todo canto um vai e vem de cidades e tal. Acredito sim que a cidade tem casos do Covid-19 e algo de errado esta nesse meio ai. Passar pra população informações baseada apenas no que autoridades dizem inibe muito a verdade daqueles que realmente estão sofrendo com isso. O caso dele foi o primeiro a ser confirmado na cidade. Isso é, não se sabe a verdade de fato, por que ele não pegou isso sozinho. E amanhã ou depois? Temos que ter consciência e responsabilidades do nossos atos. E se eu não viesse a público e contasse a verdade? Iriam ficar iludindo a população que não tinham casos até quando? Irresponsabilidade sim dos órgãos competentes da cidade. Deus abençoe que meu pai seja o primeiro e que se recupere dessa, e que não tenha mais casos confirmados, por que o sofrimento dos familiares só Deus sabe! Deus abençoe cada um de vocês que estão de certa forma pedindo a Deus por ele. ‘Julgar é fácil quando a dor não é sua.’ OBS: Meu pai morava sozinho.[/su_quote]