Menu

Itabirito é a cidade com melhor saldo de geração de emprego em Minas, no ano de 2020

01/08/2020 às 15:50
Tempo de leitura
2 min

Segundo dados registrados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e divulgados pela Fundação João Pinheiro na última quarta-feira (29), a cidade de Itabirito, com 1.229 novos empregos formais, tem o melhor saldo de geração de emprego no acumulado do ano de 2020 em Minas Gerais, considerando os meses entre janeiro e junho. Os números referem-se ao ganho de postos de trabalho regidos pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A situação do município de Itabirito é muito diferente de muitas outras cidades mineiras, pois muitas estão sofrendo um enorme déficit no saldo líquido de emprego por causa do impacto econômico das restrições do convívio social causado pela pandemia do novo coronavírus. Belo Horizonte, por exemplo, tem um déficit de 39.398 vagas no acumulado do ano de 2020, seguido por Juiz de Fora, com déficit de 6.369.

Uma cidade próxima a Itabirito que apresenta uma situação semelhante de superávit na empregabilidade é Mariana, que, mesmo apresentando saldo negativo de emprego nos últimos três meses, o saldo no ano de 2020, referente a janeiro a junho, ainda é positivo. Ao todo, a cidade criou, no primeiro semestre, 805 postos de trabalho. Esse superávit é mantido muito por causa do primeiro trimestre do ano, quando o período pandêmico no Brasil ainda era ausente ou estava em seu estado inicial, com Mariana apresentando altos índices de empregabilidade.

Variação acumulada dos 20 melhores e piores geradores de empregos formais, de janeiro a junho de 2020

+ Procurando emprego? Vale Manganês tem oportunidade em Ouro Preto

Ainda segundo dados do Caged, em Minas, os setores menos afetados pelo encolhimento do mercado de trabalho ao longo desse primeiro semestre foram a agricultura, pecuária, produção, pesca e aquicultura. A construção civil é outro setor que está com um saldo positivo mesmo na pandemia, atualmente com 3.375 novos postos de trabalho em todo o estado somente no mês de junho.

E é o setor de construção o principal responsável pelo saldo positivo em Itabirito, já que, nos últimos meses, muitas empresas de construção têm contratado mão de obra local para trabalhos em grande obras em áreas da mineradora Vale.

COMENTÁRIOS