Menu

Itabirito sofre com novas inundações na madrugada desta quarta (30)

Cidade já sofre com inundações faz algum tempo, devido ao alto número de chuvas nos últimos anos.
30/11/2022 às 13:25
Tempo de leitura
3 min
Imagem Reprodução WhatsApp
Imagem Reprodução WhatsApp

Na madrugada desta quarta-feira, dia 30, a cidade de Itabirito sofreu com o transbordamento do Córrego Carioca e aumento de volume do Rio Itabirito, principal rio que corta a cidade, atingindo o centro do município. O volume de chuvas, de acordo com a prefeitura da cidade, chegou a 61 mm em meia hora, um volume intenso e rápido.

A chuva trouxe vários transtornos à cidade, incluindo alagamentos da área comercial, que prejudicam os comerciantes e sujeiras espalhadas nos pontos onde as águas conseguiram chegar. Isso porque com o aumento de volume do rio, outros objetos e destroços foram levados. Segundo a nota divulgada nas redes sociais pela Prefeitura de Itabirito, o córrego transbordou , mas já voltou para a calha, ou seja, atingindo o seu volume ideal. Ainda na madrugada, a Defesa Civil e as equipes de limpeza já entraram em ação, com o fito de fazerem a limpeza dos materiais que sujaram a cidade, incluindo a lama.

Reprodução WhatsApp

A prefeitura ressaltou também para aqueles que estiverem com algum problema procurarem ajuda do município assim que puderem. A limpeza se iniciou às 3h da manhã para que os comércios funcionem no seu horário normal e inibir transtornos ao povo. O rio, conforme à Defesa Civil, está em níveis de observações para que a população seja alertada, caso haja alguma anomalia novamente.

A cidade de Itabirito já sofre com inundações faz algum tempo devido ao alto número de chuvas nos últimos anos. No início do ano de 2022, no mês de janeiro, o município enfrentou uma das piores enchentes que já atingiu a cidade. Os principais prejudicados, além da população ao todo, foram os moradores que vivem no centro e os comerciantes. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico alegou que cerca de 700 empreendimentos foram afetados diretamente pela mancha de lama da inundação naquela época.

O escoamento superficial da água não obtém caminhos necessários para que ela possa se espalhar na cidade e não causar tais danos. O assoreamento do rio também pode ser um dos fatores, por não aguentar um volume maior de águas. Além dos empreendedores prejudicados no começo do ano, 680 famílias foram registradas com laudos de perdas materiais naquela época, segundo informações da Defesa Civil. O fato é que Minas Gerais inteira sofreu com o grande volume de chuvas em janeiro, destruições de encostas e de deslizamentos em todo o estado foram registradas.

Imagem Reprodução Instagram @prefeituraitabirito

A atenção ao trânsito foi pedida pela Prefeitura de Itabirito e, no momento, os trabalhos para a segurança do cidadão já estão sendo feitos nesta manhã. A circulação de carros já se iniciou, mas com cautelas e com as devidas precauções, de modo a respeitar o trabalho da Defesa Civil. Hoje mesmo, a situação deve se normalizar e garantir a cidade limpa e com uma melhor circulação .

Última atualização em 01/12/2022 às 13:17