O que você procura?

Prefeitura de Itabirito lamenta cenário de destruição, mas garante reconstrução imediata da cidade

Prefeitura de Itabirito 9 de janeiro de 2022 às 20:59
Tempo de leitura
3 min
Crédito: Prefeitura de Itabirito
Crédito: Prefeitura de Itabirito

Ainda em meio ao cenário de destruição provocado pelo histórico volume de chuvas registrado em Itabirito desde a madrugada desse sábado, dia 8 de janeiro, representantes da Prefeitura, ao lado do prefeito Orlando Caldeira e do vice-prefeito Dr. Elio da Mata, percorreram na tarde deste domingo, dia 9 de janeiro, a Região Central da cidade. Veja fotos:

O município declarou estado de calamidade pública, por meio do decreto municipal nº 14.147/2022.


Entre a sensibilização pelas inúmeras perdas contabilizadas pelos comerciantes locais e a certeza do dever cumprido por parte das equipes de Segurança nos atendimentos emergenciais e salvamentos de pessoas em áreas de risco, o prefeito assegurou a imediata reconstrução da cidade.

“Enfrentamos, talvez, a maior e pior enchente da história de Itabirito. Em primeiro lugar, priorizamos o salvamento das pessoas. Mas as equipes da Prefeitura já estão trabalhando em uma programação de limpeza e reconstrução da nossa cidade. Os trabalhos terão início tão logo o volume de água do Rio Itabirito e dos demais cursos d´água seja reduzido”, detalhou Orlando Caldeira.

Novas chuvas neste domingo

Após o pico de chuvas, no sábado, que provocou a inundação de diversas regiões da cidade, com consequências como deslizamento de taludes, obstrução de vias e interrupção das operações da Estação de Tratamento de Água – ETA, a manhã deste domingo, sem chuvas, foi marcada pela contabilização de prejuízos por parte de comerciantes e moradores.

No fim da tarde, com novos registros de chuvas, o volume do Rio Itabirito, do Córrego da Carioca e dos demais cursos d’água do município voltou a subir.

Orientações da Defesa Civil

Em razão da interdição da BR-040, a população de Itabirito segue sem acesso a Belo Horizonte e aos municípios da Região Metropolitana por meio da rodovia.

A Prefeitura de Itabirito reforça a importância de a população seguir as orientações das autoridades de Segurança para minimizar a ocorrência de danos em razão das chuvas. Em caso de riscos em residências, a Defesa Civil Municipal orienta que os cidadãos deixem os locais imediatamente e procurem abrigo na Escola Municipal Natália Donada Melillo.

Escola Municipal Natália Donada Melillo

Rua João Pinheiro, nº 1.186, bairro Santa Efigênia

Defesa Civil Municipal

(31) 3561-7433 e (31) 99130-8343

Fonte: Prefeitura de Itabirito

ATENÇÃO: Ao copiar uma matéria do Mais Minas, ou parte dela, não se esqueça de incluir o link para a notícia original.

Última atualização em 10 de janeiro de 2022 às 17:55