14.8 C
Belo Horizonte
terça-feira, 16 agosto 2022
Portal Mais MinasItabiritoPrefeitura de Itabirito lamenta cenário de destruição, mas garante reconstrução imediata da cidade

Prefeitura de Itabirito lamenta cenário de destruição, mas garante reconstrução imediata da cidade

Ainda em meio ao cenário de destruição provocado pelo histórico volume de chuvas registrado em Itabirito desde a madrugada desse sábado, dia 8 de janeiro, representantes da Prefeitura, ao lado do prefeito Orlando Caldeira e do vice-prefeito Dr. Elio da Mata, percorreram na tarde deste domingo, dia 9 de janeiro, a Região Central da cidade. Veja fotos:

O município declarou estado de calamidade pública, por meio do decreto municipal nº 14.147/2022.

Entre a sensibilização pelas inúmeras perdas contabilizadas pelos comerciantes locais e a certeza do dever cumprido por parte das equipes de Segurança nos atendimentos emergenciais e salvamentos de pessoas em áreas de risco, o prefeito assegurou a imediata reconstrução da cidade.

“Enfrentamos, talvez, a maior e pior enchente da história de Itabirito. Em primeiro lugar, priorizamos o salvamento das pessoas. Mas as equipes da Prefeitura já estão trabalhando em uma programação de limpeza e reconstrução da nossa cidade. Os trabalhos terão início tão logo o volume de água do Rio Itabirito e dos demais cursos d´água seja reduzido”, detalhou Orlando Caldeira.

Novas chuvas neste domingo

Após o pico de chuvas, no sábado, que provocou a inundação de diversas regiões da cidade, com consequências como deslizamento de taludes, obstrução de vias e interrupção das operações da Estação de Tratamento de Água – ETA, a manhã deste domingo, sem chuvas, foi marcada pela contabilização de prejuízos por parte de comerciantes e moradores.

No fim da tarde, com novos registros de chuvas, o volume do Rio Itabirito, do Córrego da Carioca e dos demais cursos d’água do município voltou a subir.

Orientações da Defesa Civil

Em razão da interdição da BR-040, a população de Itabirito segue sem acesso a Belo Horizonte e aos municípios da Região Metropolitana por meio da rodovia.

A Prefeitura de Itabirito reforça a importância de a população seguir as orientações das autoridades de Segurança para minimizar a ocorrência de danos em razão das chuvas. Em caso de riscos em residências, a Defesa Civil Municipal orienta que os cidadãos deixem os locais imediatamente e procurem abrigo na Escola Municipal Natália Donada Melillo.

Escola Municipal Natália Donada Melillo

Rua João Pinheiro, nº 1.186, bairro Santa Efigênia

Defesa Civil Municipal

(31) 3561-7433 e (31) 99130-8343

Fonte: Prefeitura de Itabirito

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: