Itabirito sedia reunião da Rede Ouvir

por Davi Guimarães

Na última quinta-feira (18), a cidade de Itabirito recebeu pela primeira vez a reunião da Rede Mineira de Ouvidorias (Rede Ouvir), que tinha como objetivo debater temas de interesse comum e fortalecer laços entre as ouvidorias.

Itabirito sedia reunião da Rede Ouvir
Foto: Reunião da Rede Ouvir, em Itabirito. Foto: Prefeitura de Itabirito / Reprodução

A Rede Ouvir é uma iniciativa que busca promover a expansão do instituto da ouvidoria em todas as esferas, capacitando os agentes envolvidos e criando uma base tecnológica para otimizar o atendimento aos cidadãos, fortalecendo as ferramentas de transparência e controle social.  

Leia também: Itabirito promove evento em que estimula o empreendedorismo à mulheres da cidade

A reunião

A reunião técnica ,que acontece a cada dois meses, teve como pauta os indicadores e índices de medição sobre a eficácia das ouvidorias, que foram apresentados pela Copasa, e a proposta itinerante da Câmara de Belo Horizonte. O encontro marcou o esforço das ouvidorias para buscar soluções e compartilhar experiências para melhoria do atendimento à população.

Reunião contou com a presença de representantes das ouvidorias do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Prefeitura e Câmara de Belo Horizonte, Prefeituras de Contagem e Betim, Copasa, Cemig, OAB, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais. Foto: Prefeitura de Itabirito / Reprodução

A subcontroladora da Ouvidoria de Itabirito, Brunna Varela, ressaltou a importância da cidade sediar o evento, que acontece pela primeira vez no interior:

Ser a primeira Prefeitura a sediar a reunião é motivo de orgulho. Trata-se de um projeto que reúne diversos órgãos de referência compromissados em fomentar o controle e a participação social. Estar em rede, discutindo periodicamente boas práticas implementadas no âmbito das ouvidorias públicas, é uma importante ferramenta para o fortalecimento desse canal

Brunna Varela, subcontroladora da Ouvidoria de Itabirito

Gustavo Nassif, Presidente da Rede, destacou a trajetória da ouvidoria de Itabirito e ressaltou o bom trabalho realizado pela cidade, que até gerou prêmio, em 2019, com a conquista do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal da Associação Mineira de Municípios. Gustavo também ressaltou a importância da adesão de Itabirito à algumas iniciativas que beneficiam a população, como o Fala.BR e a Renouv.

Leia também: Novo Projeto de Lei em Itabirito institui nova política para moradores de rua

Troca de Experiências

Participaram da reunião, representantes das ouvidorias do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Prefeitura e Câmara de Belo Horizonte, Prefeituras de Contagem e Betim, Copasa, Cemig, OAB, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.

De acordo com Daniela Orlandi, controladora geral do município, a importância da adesão à Rede Ouvir é uma oportunidade para que seja possível uma troca de experiências entre os profissionais das ouvidorias com o objetivo de buscar qualificações de seus quadros para enfrentar os desafios e melhorar o atendimento para a população itabiritense:

O número de participantes superou as expectativas, o que demonstra que a ouvidoria de Itabirito está no caminho certo em busca da excelência, tornando-se referência na região.

Daniela Orlandi, controladora geral da Ouvidoria de Itabirito

ARTIGOS RELACIONADOS

Logo Preta

Destaques

PARCEIROS