Menu

Novo jogo virtual "BONECA MOMO" ameaça a segurança dos adolescentes

31/08/2018 às 20:22
Tempo de leitura
3 min

As escolas de todo o país estão alertando os pais e responsáveis dos jovens e crianças sobre a nova ameaça virtual: o jogo da Boneca Momo.
Após o suposto suicídio de Artur Luis barros, de 9 anos, que morava em Recife/PE, encontrado com o pescoço enrolado por um fio, foi levantada a suspeita de que ele possa ter tentado cumprir algum desafio tento como motivação a boneca virtual Momo.

Boneca Momo

As imagens da Boneca Momo, que está sendo compartilhada nas redes sociais e aplicativos de mensagens, trata-se da reprodução de uma escultura de origem japonesa chamada Mulher Pássaro, que fica em um museu de artes do Japão.
A Boneca Momo tem uma aparência assustadora, com os dois olhos esbugalhados e uma boca muito grande.

A brincadeira que virou uma ameaça

Uma brincadeira de péssimo gosto realizada a partir de um número de telefone vindo do Japão despertou os jovens. O número ligava e as pessoas retornavam a ligação por um aplicativo de envio de mensagem. Quem atendia era supostamente a Boneca Momo, com sua imagem assustadora.
A imagem da escultura começou a ser usada por pessoas mal intencionadas que a adicionam o número de outras pessoas na sua lista de contatos e enviam e elas desafios perigosos, tais como: enforcamento e resistência ao sufocamento, que tem como finalidade saber quanto tempo a pessoa consegue ficar sem respirar.
O jogo é muito parecido com o da Baleia Azul, que fez várias vítimas no ano passado em todo o mundo. O jogo da Baleia Azul propunha aos jovens realizar tarefas arriscadas.
A morte do menino Artur foi registrada pela Polícia Civil de Recife como “uma morte a ser esclarecida”. A Polícia Civil emitiu nota  explicando que ” as investigações ainda estão em andamento, e todas as possibilidades serão consideradas, pois ainda é muito cedo descartar qualquer possibilidade”.
O tablet e o celular de Artur Luis foram recolhidos pela Perícia, que vai analisar o material.
A delegada que investiga o caso, Tais Galba, disse que a mãe do menino foi ouvida e relatou que ele havia mostrado a boneca para ela, e que o menino comentou com a mãe que a boneca era feia.
A advogada da família disse que Artur era um menino tranquilo, que fazia judô e natação, além das tarefas escolares.

Alerta aos pais 

As escolas começaram a alertar os pais através de bilhetes, pedindo que os mesmos fiquem mais próximos dos filhos e observem os aparelhos eletrônicos.
Leia também: 5 coisas para fazer no último mês de gestação

Última atualização em 19/08/2022 às 10:49