Conheça a jovem de Mariana que foi nota máxima na redação do ENEM

Laura Elisa Viana, de 18 anos, pretende cursar medicina na UFMG.

Laura utilizou dos serviços da biblioteca pública de Mariana para se preparar para o ENEM (Foto: Pedro Ferreira / Prefeitura Municipal de Mariana)

PUBLICIDADE

A cidade de Mariana tem motivos para se orgulhar. A estudante marianense Laura Elisa Viana foi uma das 55 pessoas em todo o país a tirar nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para se ter uma ideia do tamanho do feito, mais de quatro milhões de pessoas fizeram a prova em novembro do ano passado.

Laura se formou em março de 2018, no IFMG Ouro Preto, e, desde então, passou a se preparar para o exame, que é o critério para o ingresso de estudantes em grande parte das Universidades do país.

“Comecei a me preparar para o Enem em março de 2018, assim que me formei no IFMG Ouro Preto, fazendo cursinho pela manhã e estudando em casa à tarde. No início, escrevia uma redação por semana e mandava para a plataforma do cursinho, que corrigia e indicava o que eu precisava melhorar. A partir do meio do ano, decidi que precisava de uma preparação mais intensa e iniciei aulas particulares com o professor Marco Tukoff, que me ajudou a compreender a estrutura textual necessária para fazer uma boa redação”, conta Laura.

A estudante, que usou apenas obras literárias da Biblioteca Municipal de Mariana para estudar, reforçou a importância de dar atenção a outras disciplinas importantes na hora de construir uma boa argumentação. “Durante esse processo, foi importante estudar História, Filosofia e Sociologia, disciplinas essenciais para o desenvolvimento de uma boa argumentação, ler e escrever com frequência, explorar diversos temas e reler redações antigas, aprendendo sempre com os erros”, disse a jovem.

A garota falou sobre a surpresa de alcançar a nota máxima na prova e tratou de agradecer o apoio que recebeu para conseguir alcançar seu objetivo, tratando de enfatizar a torcida para que cada vez mais alunos da rede pública de ensino possam alcançar resultados significativos como os dela. “Após a prova, fiquei satisfeita com o meu texto, mas não esperava a nota máxima, foi uma grande surpresa para mim e para minha família. Agradeço a todos aqueles que me acompanharam nessa jornada tão gratificante e espero que cada vez mais alunos formados na rede pública, como eu, possam ter a chance de alcançar esse resultado”, disse.

O próximo passo de Laura é se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) para tentar ingressar no conceituado curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Agora, aguardo o SISU e espero, com a minha nota, ingressar no curso de Medicina, na Universidade Federal de Minas Gerais”, concluiu.

Se você, como Laura, fez o ENEM e pretende ingressar no SISU 2019, fique atento. As inscrições no programa começaram hoje (22) e vão até o dia 25 de janeiro. Você pode acessar o site oficial do SISU clicando aqui.

Deixe seu comentário
Participe gratuitamente do nosso grupo de notícias no Telegram -> ENTRAR.
você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você continuar a navegar, vamos supor que você esteja bem com isso. Se você discorda, volta a navegar no site em outra oportunidade ACEITAR LER MAIS