Menu

Lagoa Dourada – MG: a cidade do rocambole

10/08/2019 às 09:00
Tempo de leitura
4 min

Você já ouviu falar que a capital nacional do Rocambole fica aqui em Minas Gerais? Pois é! A cidade de Lagoa Dourada, no campo das vertentes, é considerada a terra do legítimo rocambole.

A cidade de 12 mil habitantes é cortada em seu perímetro urbano pela Estrada Real e é caminho para os turistas que partem da capital rumo à São João Del Rei e Tiradentes. Aos domingos, quando a maioria retorna dos passeios, as lojas ficam bem cheias – todo mundo quer garantir seu doce na volta para casa.

Mas de onde veio esta história do Rocambole?

Há um século atrás, o libanês Miguel Youssef do Libano, e sua esposa, a brasileira Dolores, começaram a produzir o doce em Lagoa Dourada. Com o passar do tempo, a receita foi transmitida para as outras gerações da família e o filho do casal, Paulo Miguel do Líbano, deu continuidade ao trabalho dos pais. Hoje, a terceira geração da família mantém a tradição.

LEIA MAIS: Conheça Alagoa, a terra do queijo mineiro premiado na França

Fato é que o doce foi ganhando fama e hoje já são “vários” os rocamboles de Lagoa Dourada.

As lojas

São várias lojas dedicadas ao famoso doce espalhadas num curto trecho da Rua Miguel Youssef, nos arredores da Igreja do Rosário. As maiores são: a “O Legítimo Rocambole” e “O Famoso Rocambole”, mas várias outras vão se espalhando pela cidade, especialmente nestes arredores.

Lagoa Dourada, a cidade do rocambole

Crédito da foto: Vanessa Barreto/O Queijo vai na Mala

O Rocambole de Lagoa Dourada

O mais famoso e tradicional é o rocambole com recheio de doce de leite, mas são muitas as variações possíveis: tem de doce de leite com coco, doce de leite com amendoim, brigadeiro, chocolate, prestígio, goiabada, mousse de limão e por aí vai. Em algumas lojas, a gente encontra também opções de polpas, como nozes, ameixa, abacaxi, pêssego, frutas cristalizadas e a lista segue!

Para comprar o seu, funciona assim: você escolhe o sabor, faz o pedido no balcão, paga e aguarda ser chamado. Eles enrolam o rocambole na hora e ele vem embalado numa caixinha própria e numa sacolinha. É uma excelente opção para presentear, quem não ficaria feliz da vida com um mimo destes?

Embalagem

Crédito da foto: Vanessa Barreto/O Queijo vai na Mala

Nós gostamos muito do Rei do Rocambole – como fica numa padaria super simples, a maioria dos turistas param no “Legítimo” e no “Famoso”, estas lojas habitualmente ficam bem mais cheias. Estivemos semana passada no Rei do Rocambole e ele estava vazio, enquanto as outras estavam lotadas. Compramos um rocambole dele e outro do “Famoso” justamente para experimentar e comparar e gostamos mais do doce do “Rei do Rocambole”, e pasmem, ele é mais barato: custa R$ 27,00 o rocambole de Doce de Leite do “Famoso” contra R$ 20,00 o do “Rei”.

Ah, o rocambole é bem grandão, dá pra toda a família experimentar.

O famoso

Crédito da foto: Vanessa Barreto/O Queijo vai na Mala

Nossa indicação (até o momento)

Eu e Leonardo já compramos rocambole em três lugares em Lagoa Dourada: no “O Legítimo Rocambole”, no “O Famoso Rocambole” e no “Rei do Rocambole” – uma padaria que fica do outro lado da rua, descendo, depois de passar o sinal.

Lagoa Dourada, a cidade do rocambole

Crédito da foto: Vanessa Barreto/O Queijo vai na Mala

Uma doce disputa

Embora a receita seja basicamente a mesma, encontramos algumas variações, entre eles: a massa mais ou menos durinha, o recheio mais pastoso ou mais grossinho e também tem aqueles que meio que polvilham a massa em açúcar antes de embalar. Por isto vale muito a pena sempre que possível ir variando para experimentar todos e eleger o seu preferido. Por ora, o Rei do Rocambole é o nosso favorito, mas ainda não experimentamos todos. A cada vez que visitarmos Tiradentes e São João Del Rei, vamos parar e comprar dois diferentes para ir comparando…. nada mal ser juiz nesta deliciosa disputa né?

Se você já conhece o Rocambole de Lagoa Dourada, nos conte qual o seu preferido e se você ainda não conhece não deixe de provar na próxima oportunidade.

COMENTÁRIOS