Lei aprovada proíbe distribuição de canudos de plástico em Contagem

0 comment

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB), sancionou uma lei que proíbe o uso de canudos plásticos em bares e restaurantes no município. A lei vale também para lanchonetes e vendedores ambulantes da cidade da região metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com o texto aprovado pela Câmara de Vereadores do município no início desta semana, o uso, o fornecimento e a distribuição dos canudos de plástico estão proibidos. Segundo a lei, poderão ser repassados ao consumidores apenas canudos de material biodegradável.

O canudo também pode ser de material reciclável, e a embalagem do mesmo também tem que estar dentro das normas previstas pela nova legislação.

A nova legislação pode levar cerca de 180 dias para ser regulamentada. Os estabelecimentos, no município, que não estiverem de acordo com a nova lei poderão ser penalizados. As multas também estão sendo regulamentadas.

A lei nº 5.016, de 22 de jullho de 2019 já está em vigor. A legislação foi publicada no Diário oficial do município, na última segunda-feira (22).

Lei em Juiz de Fora

Ainda neste mês, uma lei que também proíbe o uso de canudos de plástico foi sancionada em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. No município, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora entrou com diversas discussões sobre o tema.

Proibição caminhando para BH

Na capital Belo Horizonte, um projeto de lei com os mesmos parâmetros também está tramitando na Câmara dos Vereadores. Com autoria do vereador Elvis Côrtes (PHS), o projeto de lei lei 614/2018 foi votado e aprovado em 1° turno.

O projeto que prevê, também, a proibição da distribuição de canudos de plástico foi apresentado em 2018. O projeto caminha para a votação em 2° turno, e caso seja aprovado, será encaminhado para a sanção do prefeito da cidade, Alexandre Kalil.

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS