ColunasItabiritoO Queijo vai na MalaPatrimônio

Logo Ali de BH: Conheça o Museu Jeca Tatu em Itabirito

Você já ouviu falar no Museu Jeca Tatu? Não? Então não deixe de ler este post!

O Museu Jeca Tatu fica na BR 356 sentido Ouro Preto, na cidade mineira de Itabirito – bem na estrada entre BH e Ouro Preto. Além de ser uma parada muito especial para quem transita entre as duas cidades, é por si só um excelente programa para quem busca um passeio diferente no final de semana.

Crédito da foto: Vanessa Barreto/O Queijo vai na Mala

É até difícil descrever o que é o Museu. Podemos dizer que é um apanhado de tudo. São desde objetos eletrônicos antigos a utensílios variados, vinis, móveis, instrumentos, brinquedos, artes em geral, etc.

Embora seja muita informação e todos os ambientes sejam muito cheios de “coisas”, há uma certa setorização. Placas indicam as coleções, mas é tanta informação que a gente fica até meio perdido.

O negócio por lá é não se preocupar com isso e simplesmente caminhar pelos vários salões do Museu, observando cada detalhe. Aliás, essa é a parte mais legal: você vai passeado e reconhecendo as coisas, referências antigas, memórias da infância, da adolescência, objetos que você via na casa da vó, que você tinha, artes e artistas…, enfim, todo um conjunto de coisas que de um modo ou outro ajuda a formar quem somos hoje. Uma visita nostálgica e que dificilmente não impacta quem dedica tempo e sensibilidade para contemplar as “obras de arte”.

Sala do Museu Jeca Tatu
Crédito da foto: Vanessa Barreto/O Queijo vai na Mala

Há um cinema com capacidade para 300 pessoas – que só funciona em eventos programados-  e área externa com circo (tem lona e tudo). Tem também um laguinho com aves variadas: galinhas, patos, avestruz… as crianças adoram! Dá realmente para ficar um bocado de tempo por lá, seja curtindo a área externa ou se dedicando a observar cada detalhe dos objetos expostos!

A área externa: espaço gostoso para ficar um tempinho de bobeira – as crianças adoram – Crédito da foto: Vanessa Barreto/O Queijo vai na Mala
Área com mesas para um lanche ou simplesmente para ver o tempo passar… – Crédito da foto: Vanessa Barreto/O Queijo vai na Mala

A área externa exibe ônibus antigos (e lindos!) e dentro de um deles funciona a Biblioteca Jeca Tatu. São livros antigos, revistas, enciclopédias e mais discos de vinil.

Biblioteca Jeca Tatu
Biblioteca Jeca Tatu: a gente entra pela parte dos fundos do ônibus – Crédito da foto: Vanessa Barreto/O Queijo vai na Mala

Como em Minas Gerais tudo acaba em comida, vamos agora falar de uma parte do passeio muito saborosa! Dentro do Museu há uma lanchonete que serve o famoso Pastel de Angu, iguaria típica de Itabirito. São vários os sabores! O famoso Pastel de Angu é um capítulo à parte: tombado como patrimônio imaterial do município de Itabirito, a receita substitui a tradicional farinha de trigo pela massa de angu. Leva ainda polvilho, outro ingrediente tradicional na cozinha mineira. O resultado é uma massa mais firme e ”sequinha”, sem glúten.

Crédito da foto: Vanessa Barreto/O Queijo vai na Mala
Pastel de angu de Itabirito
Pastel de angu – Crédito da foto: Vanessa Barreto/O Queijo vai na Mala

Gostamos muito de ter visitado o Museu e recomendamos muito, especialmente para quem está a caminho das cidades históricas: uma parada cheia de surpresas, que rende boas fotos e desperta lembranças pra lá de afetivas.

 

Museu Jeca Tatu:

Estrada dos Inconfidentes (BR-356), 450, Itabirito – MG. Telefone: (31) 99816-6432

Horário: Diariamente de 08 às 18 h.

Entrada: R$ 2,00 (Só aceita pagamento em dinheiro, inclusive na lanchonete)

Estrutura: Estacionamento descoberto gratuito, banheiros, lanchonete.

Facebook Comments

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios