Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Quem passou pela Praça da Liberdade na manhã deste domingo (25), pôde ver centenas de manifestantes que bradavam contra o Projeto de Lei 7.596/17, que visa combater diversos tipos de abuso de autoridade. Os manifestantes, trajando em sua maioria vestimentas verde e amarelas e muitas bandeiras do Brasil se concentraram com faixas e brados contra o PL. O protesto começou por volta das 10h e durou cerca de duas horas.
Segundo os manifestantes, apoiadores da direita, no Brasil, o projeto dificultaria a atuação de magistrados e agentes públicos no combate ao crime. A manifestação foi organizada pelo movimento Vem pra Rua Minas.
Além das críticas ao Projeto de Lei, alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e parlamentares foram atacados. Segundo os manifestantes, eles não estariam trabalhando em prol do bem do Brasil e descumprindo promessas de campanha.
Sérgio Moro
Outro enfoque da manifestação era o apoio ao Ministro da Justiça, Sérgio Moro. Faixas, cartazes e camisas estampadas com o nome e rosto de Moro. Material de apoio ao presidente Jair Bolsonaro também podia ser visto. Brados pela continuidade da prisão do ex-presidente Lula era mais uma pauta abordada.
Protesto contra queimadas
Curiosamente, na tarde de ontem (24), ativistas foram à mesma Praça da Liberdade para protestar contra as queimadas na Amazônia e criticar a atuação do presidente Jair Bolsonaro acerca do problema.
Repercussão
Após a manifestação, muitos internautas e autoridades foram ao Twitter comentar a manifestação. Vejamos algumas das reações:
Praça da Liberdade, em Belo Horizonte-MG, lotada!
Alô, paulistanos: às 14h, todos na Paulista x Peixoto Gomide! ??#BrasilNasRuas pic.twitter.com/fLhDidiKnH
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli17) August 25, 2019
Cês ficam me zuando de comunista mas é melhor que ser essa galera de verde e amarelo na praça da liberdade que tô vendo aq
— yaXXXXmin (@andthegirl_) August 25, 2019
Praça da Liberdade #BrasilNasRuas pic.twitter.com/mZ9bIWargQ
— Paula (@paulacamara_) August 25, 2019
Praça da liberdade mais uma vez tomada por uma horda de gado, medo de encostar em alguém e pegar a doença da vaca louca
— Silvestre stálone (@vishroberta) August 25, 2019
Nós na Praça da Liberdade! Brasil acima de tudo! ???????? pic.twitter.com/KLtfKfGO1y
— Marilialimaperet (@Marilialimaper1) August 25, 2019
Hahaha. Passei por essa manifestação hoje mais cedo e parecia o encontro nacional de velho branco de classe média alta. Era tanto painel e cartaz do Moro[verso] na Praça da Liberdade, que se falassem que era a MoroCon, eu acreditava.
— Jefferson Machado (@jefferson_mchdo) August 25, 2019
BH. Praça da Liberdade. Depois todos com suas camisas da CBF desceram para almoçar no baixo Lourdes, porque o petê acabou com a vida deles. kkkkkkkkk https://t.co/qCNkRMxJwx
— Xuliana (@Julibernardes) August 25, 2019
Veja também: Governo anuncia privatização dos Correios e outras estatais; veja a lista