Menu

Aprenda a fazer panqueca e confira algumas dicas de recheios

20/09/2018 às 23:50
Tempo de leitura
4 min

Para quem ainda não a conhece, a panqueca é um prato muito saboroso e muito fácil de ser feito. Tendo ovo como seu ingrediente principal, ela pode ser acompanhada por diversos recheios, basta criatividade, mas também um pouco de bom senso para não exagerar na dose e perder a essência desse prato de origem Francesa.

O hábito de comer panqueca se difundiu rapidamente por toda a Europa. Em função do prato, foram criados diversos festivais de culinária. A partir da década de 20, as panquecas passaram a ser um prato comum em várias partes do mundo.

Receita de Panqueca

INGREDIENTESMASSA

– 1 xícara (chá) de leite integral
– 2 ovos
– 4 colheres (sopa) de óleo
– 1 colher (chá) de sal
– 1 1/2 xícara de farinha de trigo

MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes líquidos e o sal no liquidificador.Quando estiver homogêneo, acrescente a farinha aos poucos e bata mais.

Pegue uma concha da mistura e despeje em uma frigideira média em fogo médio. Espalhe virando a frigideira para que fique uma massa fina.

Quando um lado estiver dourado, vire e doure o outro. Sirva com qualquer molho e recheio.

Bom Apetite!

Dicas de Recheio para sua panqueca 

Salgadas:

Panqueca com carne moída e molho sugo: essa é uma receita de panqueca bem tradicional. Com ingredientes e preparo simples, você consegue aproveitar uma deliciosa refeição. A massa é feita no liquidificador. 

Panqueca de frango ao molho branco: o frango desfiado para o recheio leva dois tomates sem pele e sementes. O molho branco é usado para forrar o fundo de um refratário, onde as panquecas serão colocadas, e depois também é usado para cobrí-las. 

Panqueca com creme de espinafre e tomate: na massa dessa receita o leite e substituído por água. O recheio é bem saboroso e bem simples de ser feito. Refogue cebola e espinafre, adicione ricota e leite, e depois tempere. Quando o molho estiver cremoso, acrescente tomates e sirva.  

Panqueca de batata: para preparar essa receita você vai precisar apenas de: batatas, ovo, farinha de trigo, cebola, salsinha, sal e pimenta. Com a batata cozida, faça um purê e misture o resto dos ingredientes. Agora é só fritar e suas panquecas estão prontas.

Panqueca de presunto e queijo: mesmo sem tempo para cozinhar e com poucos ingredientes é possível preparar pratos que sejam saborosos, e essa receita é um bom exemplo disso. Depois que a massa estiver pronta, espalhe molho de tomate, coloque queijo e presunto, enrole e cubra com mais molho.

Panqueca de nirá e alho-poró: com todos os ingredientes misturados na massa, essa panqueca fica mais espessa que as tradicionais. Além do alho-poró e da nirá na massa, a sugestão é também acrescentar pimenta e cebola. A autora diz para servir com shoyu ou creme azedo.

Panqueca de batata irlandesa: nessa receita a massa fica bem consistente, pois leva batatas asterix raladas e purê de batatas. É usado creme de leite para dar cremosidade. Os ingredientes são misturados as batatas em uma tigela e depois é hora de fritar a massa. Para a cobertura aqueça manteiga, acrescente cogumelos e deixe eles dourarem. Coloque sal e pimenta. 

Panqueca de atum: está com pressa e quer comer uma refeição gostosa? Essa é uma dica interessante! A massa feita em poucos minutos e o recheio fica por conta do atum desfiado.

Doces:

Panqueca de aveia com doce de framboesa: você vai precisar de aveia (ou farinha de aveia), leite, ovos, banana, canela, raspas de limão, e semente de linhaça. Caso você escolha usar a aveia, é preciso triturá-la antes do preparo. Misture todos os ingredientes e leve para a frigideira. Você pode substituir a geleia de framboesa por outras que preferir, e também pode acrescentar frutas.

Panqueca de maçã e canela: com uma massa tradicional, essa panqueca surpreende no sabor. Para quem gosta de doce, ainda é possível cobrir com maple syrup (xarope de bordo), mel, ou geleia de frutas.

Panquecas de aveia e banana: a massa dessa panqueca leva banana, farinha de aveia, bicarbonato de sódio, iogurte natural e ovo. A sugestão é usar mirtilos salpicados com mel, agave ou geleia de arroz para acompanhar. 

Panqueca de chocolate: use cacau em pó para ter uma massa de chocolate. Para a calda a sugestão é fazer um caramelo. Como o caramelo endurece rápido, o prato deve ser servido quente.

Leia também: Aprenda a fazer um delicioso Strogonoff de Frango

Última atualização em 19/08/2022 às 10:40