Menu

Massagem do in ajuda a amenizar os sintomas da cólica menstrual

Técnica milenar chinesa, como método curativo e preventivo, promove o relaxamento, o alívio de tensões e de dores nos músculos e articulações, com comprovada eficácia nas doenças físicas e emocionais
21/06/2023 às 00:27
Tempo de leitura
6 min
Foto: Pexels
Foto: Pexels

A massagem do in tem se mostrado uma técnica altamente eficaz no alívio dos sintomas da cólica menstrual. Originária da China e com uma história milenar, essa terapia oferece um método curativo e preventivo, capaz de promover o relaxamento e aliviar as tensões e dores nos músculos e articulações.

Terapeutas especializados nessa técnica têm sido procurados cada vez mais por mulheres que desejam encontrar alívio para os incômodos causados mensalmente pela cólica menstrual.

As dores podem ser intensas e interferir significativamente na qualidade de vida, causando desconforto, dores intensas na região abdominal e até mesmo náuseas e vômitos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, de 70% a 90% das mulheres em idade reprodutiva sofrem com dores que podem variar entre branda, moderada e severa. No caso das adolescentes, cerca de 75% delas enfrentam o problema, sendo que em torno 15% delas as dores são tão fortes que acabam faltando à escola.

Neste contexto, a massagem do in surge como uma alternativa natural e eficaz para aliviar esses sintomas, proporcionando um alívio duradouro.

A técnica consiste em utilizar movimentos específicos, com pressão adequada, em pontos estratégicos do corpo, a fim de estimular o fluxo de energia e promover o equilíbrio do organismo como um todo.

Ao atuar diretamente nos pontos de energia relacionados ao sistema reprodutivo feminino, essa terapia reduz as contrações uterinas e relaxa os músculos do abdômen, aliviando assim as dores da cólica menstrual.

Os terapeutas especializados em massagem do in têm conhecimento profundo dos pontos de pressão e técnicas adequadas para proporcionar o máximo alívio. Eles são capazes de identificar as áreas mais afetadas durante a cólica menstrual e aplicar as técnicas de massagem de forma precisa e terapêutica, ajudando a reduzir a intensidade das dores e a melhorar o bem-estar geral da mulher.

Além do alívio físico, a massagem do in também tem um impacto positivo no aspecto emocional das mulheres que sofrem com cólicas menstruais. Durante este período, muitas experimentam alterações de humor, irritabilidade e até mesmo ansiedade. A massagem, por meio da liberação de tensões e do estímulo dos pontos de energia, diminui o estresse e promove uma sensação de tranquilidade e equilíbrio emocional.

É importante ressaltar que a massagem do in não substitui o acompanhamento médico e os tratamentos convencionais para a cólica menstrual. No entanto, ela pode ser uma ótima opção complementar, proporcionando alívio e bem-estar às mulheres que enfrentam esse problema recorrente.

Terapeutas treinados e experientes nessa técnica estão aptos a orientar e auxiliar as mulheres durante o processo de tratamento, adaptando as sessões de massagem às necessidades individuais de cada paciente.

Ao optar pela massagem do in para o alívio da cólica menstrual, as mulheres também podem desfrutar de outros benefícios, a exemplo da melhoria na circulação sanguínea, redução da retenção de líquidos, do estímulo do sistema imunológico e da promoção da sensação de relaxamento profundo. Além disso, a terapia pode contribuir para um sono mais tranquilo e reparador, favorecendo o descanso adequado durante o período menstrual.

A massagem deve ser realizada em um ambiente tranquilo e acolhedor, proporcionando às mulheres um momento de cuidado e autocuidado. Os terapeutas, além de aplicar as técnicas indicadas, também oferecem um suporte emocional, ouvindo as necessidades e preocupações das pacientes. Esse aspecto terapêutico contribui para o alívio do estresse e da ansiedade, promovendo uma sensação de acolhimento e bem-estar integral.

É importante destacar que a massagem do in é uma terapia segura e não invasiva, sem efeitos colaterais negativos. Ao contrário de alguns medicamentos utilizados no tratamento da cólica menstrual, ela não apresenta riscos para a saúde e pode ser realizada em conjunto com outras formas de tratamento, como a utilização de analgésicos.

A massagem do in também pode ser benéfica para mulheres que sofrem de outros problemas ginecológicos, como endometriose e síndrome dos ovários policísticos. Essas condições podem estar associadas a dores abdominais e desconfortos semelhantes à cólica menstrual. Nesses casos, a técnica pode auxiliar no alívio desses sintomas.

É recomendado que as sessões de massagem do in para cólica menstrual sejam realizadas regularmente, preferencialmente durante os dias anteriores e durante a menstruação. Dessa forma, é possível obter resultados mais consistentes e duradouros. Os terapeutas especializados podem orientar sobre a frequência ideal das sessões, considerando as características individuais de cada mulher e a intensidade dos sintomas.

Um dos aspectos da massagem do in é que ela pode ser realizada pela própria mulher, em casa, caso não se sinta à vontade em passar por uma sessão com um terapeuta.

Além da massagem do in, outras práticas complementares, como a acupuntura e o uso de compressas quentes, também podem ser incorporadas ao tratamento da cólica menstrual. Essas abordagens terapêuticas podem potencializar os benefícios da massagem do in, proporcionando um alívio mais abrangente e duradouro.

Com uma abordagem holística, a massagem do in oferece não apenas alívio físico, mas também bem-estar geral e qualidade de vida para as mulheres que enfrentam esse desafio mensal. Portanto, considerar a massagem do in como parte do tratamento da cólica menstrual pode ser uma escolha valiosa para promover o autocuidado e o bem-estar feminino.

7 benefícios

Relaxamento muscular: A massagem do in promove o relaxamento dos músculos abdominais e pélvicos, aliviando a tensão e o desconforto causados pelas cólicas menstruais.

Estímulo da circulação sanguínea: Melhora o fluxo sanguíneo na região pélvica, ajudando a reduzir a dor associada às cólicas menstruais.

Liberação de endorfinas: São neurotransmissores naturais que proporcionam sensações de prazer e bem-estar. Isso ajuda a diminuir a percepção da dor menstrual.

Redução do estresse e da ansiedade: Tem efeitos relaxantes e calmantes no sistema nervoso, auxiliando na redução do estresse e da ansiedade relacionados às cólicas menstruais.

Melhora do equilíbrio hormonal: A massagem pode ajudar a regular os hormônios relacionados ao ciclo menstrual, como o estrogênio e a progesterona. Um equilíbrio hormonal adequado pode contribuir para reduzir a intensidade das cólicas.

Relaxamento geral: Além do alívio das cólicas menstruais, proporciona um relaxamento geral do corpo e da mente, promovendo uma sensação de bem-estar e conforto durante o período menstrual.

Melhora da qualidade do sono: Se realizada antes de dormir, influencia positivamente na qualidade do sono, o que é especialmente benéfico para mulheres que experimentam desconforto e dor durante a noite devido às cólicas menstruais.