Menu

Mercado varejista tem cerca de 10 mil vagas temporárias no Brasil

18/10/2022 às 07:47
Tempo de leitura
3 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Os varejistas estão se preparando para o aumento da demanda por produtos neste final de ano com a contratação de trabalhadores temporários. Na Gi Group Holding, multinacional italiana reconhecida como uma das líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho, já estão abertas aproximadamente 10 mil oportunidades para atuar no setor em todas as regiões do Brasil.

Mercado varejista tem cerca de 10 mil vagas temporárias no Brasil
Imagem ilustrativa

Os cargos oferecidos são para auxiliar de loja, vendedor, estoquista, promotor de vendas, auxiliar de logística, operador de empilhadeira, motorista e ajudante operacional. Os interessados em se candidatar a uma dessas vagas devem acessar o portal Contratando. É possível pesquisar por localização, área de interesse, perfil profissional e tipo de contrato: para algumas posições, existe a possibilidade de efetivação.

“O número de vagas disponíveis até agora no Gi Group supera, por enquanto, em 11% os postos oferecidos para temporários no final do ano passado. Isso demonstra o otimismo do setor varejista, que conta em 2022 com um evento extra, além das tradicionais datas comemorativas: a Copa do Mundo. Assim, a expectativa é que mais vagas ainda possam ser abertas, em um movimento que pode se estender até fevereiro de 2023 para suprir a demanda da volta às aulas”, afirma Ana Britto, diretora da divisão de temporários e efetivos da Gi Group Holding.

Datas Comemorativas e Eventos Esportivos

A Associação Brasileira do Varejo (ABV) projeta um crescimento de até 12% no segundo semestre do ano, em relação ao período de janeiro a junho. Para a entidade, o desempenho deve ser puxado pelos grandes eventos, como o Mundial de Futebol, que será realizado entre novembro e dezembro de 2022 no Catar, e datas comemorativas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

A Copa do Mundo pode influenciar, inclusive, a intenção de compras dos consumidores na Back Friday deste ano. Segundo pesquisa realizada pela Nielsen e pela Toluna entre os dias 6 e 21 de julho com 2 mil pessoas de todo o país, ao menos metade dos respondentes planeja adquirir produtos na Black Friday como preparação para o Mundial do Catar.

Os dados apontam para uma relação próxima entre comprar na Black Friday e assistir futebol. De acordo com o estudo, 87% das pessoas que costumam adquirir produtos nesta data gostam do esporte, sendo que 65% se consideram fãs, enquanto 22% são espectadores ocasionais.

“Do ponto de vista dos negócios, será uma grande oportunidade para alavancar as vendas, mas é importante se preparar com antecedência para suprir a alta demanda de fim de ano. Ao deixar a contratação de trabalhadores temporários com uma empresa especializada, por exemplo, a empresa pode concentrar esforços da gestão no core business. Uma equipe bem selecionada e preparada para o atendimento de vendas permite buscar mais lucros sem se preocupar tanto com a administração desses colaboradores”, recomenda Ana Britto.

Fonte: Gi Group Holding/Tamer