A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), na última semana, mil microchips para manejo populacional de cães e gatos. A entrega foi realizada durante evento na Sala Minas Gerais, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte.
O município recebeu também o certificado de conclusão da primeira turma do curso “Temas avançados em gestão de manejo populacional de cães e gatos”, que capacita as equipes de Serviço de Controle Animal para ações que envolvem políticas públicas relacionadas à causa animal. O evento compôs mais uma ação do programa Prodevida, de iniciativa do MPMG. Itabirito e outros 321 municípios mineiros já aderiram à iniciativa.
A cerimônia de entrega dos microchips e dos certificados contou com a presença de representantes da causa animal na esfera da Justiça e do Poder Executivo Estadual, das secretarias dos municípios contemplados, do Conselho Regional de Medicina Veterinária e do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo, uma instituição sem fins lucrativos dedicada à saúde dos animais.

Microchipagem em Itabirito
De agosto de 2023 até o momento, o Serviço de Controle Animal (SCA) realizou a microchipagem de aproximadamente três mil animais, entre cães e gatos. A ação permite ao SCA ter acesso ao histórico de vida do animal por meio de um banco de dados de abrangência estadual.
“Com o microchip, criamos uma espécie de identidade para o animal por meio de um número de identificação. Assim, é possível saber se ele é vítima de maus tratos, se é castrado ou até mesmo se é de outro município. Todo esse conhecimento é proporcionado nas capacitações ofertadas pelo Ministério Público”, destacou a médica veterinária e coordenadora técnica do Serviço de Controle Animal, Jane Moura.