Moradores de Nova Lima só poderão sair de casa usando máscaras

Moradores da cidade de Nova Lima, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, só poderão deixar suas casas usando máscaras de proteção, a partir da quinta-feira (16). A decisão saiu por meio do decreto 10.008/2020, assinado pelo prefeito Vitor Penido (DEM) e tem como objetivo barrar a transmissão comunitária do vírus. Outras cidades mineiras, como Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Santa Luzia já havia tomado a mesma decisão.

A medida é válida especialmente para setores que mantém contato com maior número de pessoas, como empregados e funcionários de estabelecimentos públicos ou privados. A prefeitura também incentiva que as máscaras a serem utilizadas sejam as de confecção caseira.

Leia mais: Faça você mesmo sua máscara de tecido para se proteger do coronavírus

Além disso, o Decreto também determina que os estabelecimentos que são autorizados a funcionar com acesso de clientes à parte interna (supermercados, bancos, padarias, entre outros) devem controlar, orientar e sinalizar interna e externamente, não permitindo aproximação menor de 2 metros entre as pessoas.

Outra determinação é que a utilização de áreas públicas de uso comum como praças, ruas, banquetas, espaços de caminhada, trilhas, dentre outros, para a prática de atividades esportivas fica vetada.

O Decreto 10.008/2020 foi assinado no último dia 7 de abril, mas só passa a valer hoje, com a determinação das máscaras passando a valer a partir da quinta-feira. Clique aqui e confira o documento na íntegra.

Coronavírus em Nova Lima

De acordo com o Informe Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Nova Lima na manhã de ontem (13), na cidade existem 687 casos notificados, 44 casos confirmados, 220 casos descartados e 423 casos em investigação. No momento não existem óbitos confirmados ou em investigação. Um paciente se encontra em internação clínica e os demais seguem em isolamento domiciliar.

Veja também: Teste rápido aponta morte de mulher por coronavírus em Mariana

Comentários