Menu

Moradores de Nova Lima só poderão sair de casa usando máscaras

14/04/2020 às 08:49
Tempo de leitura
2 min

Moradores da cidade de Nova Lima, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, só poderão deixar suas casas usando máscaras de proteção, a partir da quinta-feira (16). A decisão saiu por meio do decreto 10.008/2020, assinado pelo prefeito Vitor Penido (DEM) e tem como objetivo barrar a transmissão comunitária do vírus. Outras cidades mineiras, como Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Santa Luzia já havia tomado a mesma decisão.

A medida é válida especialmente para setores que mantém contato com maior número de pessoas, como empregados e funcionários de estabelecimentos públicos ou privados. A prefeitura também incentiva que as máscaras a serem utilizadas sejam as de confecção caseira.

Leia mais: Faça você mesmo sua máscara de tecido para se proteger do coronavírus

Além disso, o Decreto também determina que os estabelecimentos que são autorizados a funcionar com acesso de clientes à parte interna (supermercados, bancos, padarias, entre outros) devem controlar, orientar e sinalizar interna e externamente, não permitindo aproximação menor de 2 metros entre as pessoas.

Outra determinação é que a utilização de áreas públicas de uso comum como praças, ruas, banquetas, espaços de caminhada, trilhas, dentre outros, para a prática de atividades esportivas fica vetada.

O Decreto 10.008/2020 foi assinado no último dia 7 de abril, mas só passa a valer hoje, com a determinação das máscaras passando a valer a partir da quinta-feira. Clique aqui e confira o documento na íntegra.

Coronavírus em Nova Lima

De acordo com o Informe Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Nova Lima na manhã de ontem (13), na cidade existem 687 casos notificados, 44 casos confirmados, 220 casos descartados e 423 casos em investigação. No momento não existem óbitos confirmados ou em investigação. Um paciente se encontra em internação clínica e os demais seguem em isolamento domiciliar.

Veja também: Teste rápido aponta morte de mulher por coronavírus em Mariana