Menu

Multicampeão, Rafael Cabral, sucessor de Fábio no Cruzeiro, tem Europa e Seleção no currículo

Ele fará exames médicos e assinará um contrato de mais de um ano com a Raposa.
17/01/2022 às 09:29
Tempo de leitura
4 min
Foto: Divulgação / Reading
Foto: Divulgação / Reading

O substituto do ídolo Fábio já está em Belo Horizonte para assinar contrato com o Cruzeiro. O goleiro Rafael Cabral, de 31 anos, que estava no Reading, da Inglaterra, desembarcou no Aeroporto Internacional de BH, em Confins, na tarde de domingo, 16 de janeiro. Ele fará exames médicos e assinará um contrato de mais de um ano com a Raposa.

Multicampeão, Rafael Cabral, sucessor de Fábio no Cruzeiro, tem Europa e Seleção no currículo
Foto: Divulgação / Reading

Rafael Cabral é um dos pedidos do técnico Paulo Pezzolano e deve iniciar os treinamentos já nos próximos dias. O goleiro chega dentro da realidade financeira do clube. Ontem, o novo reforço celeste já deu suas primeiras palavras como jogador do Cruzeiro.

Tenho que esperar ainda. Mas estou muito feliz de voltar. Estou no meio de temporada. Veio para chegar e ajudar o Cruzeiro. Cruzeiro é um time gigante. Muito difícil recusar uma proposta do clube“, disse.

A rescisão com o Reading foi possível, pois o clube inglês queria cortar custos e se adequar ao Fair Play Financeiro. As contas já fizeram o time perder seis pontos na competição nacional.

Carreira

Rafael Cabral iniciou a sua carreira no Santos. Logo no início ele quebrou sua perna direita em um treino, em uma dividida com o zagueiro Domingos, e ficou afastado dos gramados por quatro meses. A sua primeira partida como profissional foi em 2010, em um amistoso entre o Peixe e Red Bull New York, nos Estados Unidos, vencido pelos donos da casa por 3 a 1. No entanto, todos os três gols sofridos foram no primeiro tempo, quando o goleiro era Fábio Costa.

Sua estreia na meta do Santos em jogos oficiais, começando como titular, aconteceu no dia 2 de junho de 2010, curiosamente, contra o Cruzeiro no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro, que terminou em empate sem gols. Rafael ganhou a vaga de Felipe, que havia disputado todas as partidas que o Santos tinha feito até o momento, por opção de Dorival Júnior. Segundo o técnico, a mudança no gol santista aconteceu por razão técnica. Sem ser vazado e com uma bela atuação com a camisa 1 do Peixe, Cabral se tornou o titular da equipe em 2010.

Rafael Cabral se tornou conhecido entre os torcedores santistas, mantendo sua titularidade no gol da equipe em 2010. No ano seguinte, foi campeão paulista, batendo o Corinthians na final. O goleiro conquistou ainda a Copa Libertadores em 2011, sendo uma das peças mais importantes da equipe, tendo destaque principalmente no confronto diante do América do México, pela partida de volta das oitavas de final, em que não foi vazado e garantiu a classificação do time para as quartas.

Ainda sobre a Libertadores daquele ano, na final contra o Peñarol, Rafael Cabral tornou-se o goleiro mais jovem a conquistar o principal título continental. Ele foi eleito o melhor na posição naquela edição da competição.

Multicampeão, Rafael Cabral, sucessor de Fábio no Cruzeiro, tem Europa e Seleção no currículo
Foto: Hélio Suenaga/LatinContent via Getty Images

Em 2012, Rafael ajudou o Santos a se classificar para as semifinais da Libertadores, defendendo um pênalti nas quartas de final. Foi convocado pelo então técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, e fez sua estreia como titular no dia 30 de maio de 2012, em um amistoso contra os Estados Unidos. O goleiro seria o titular nas Olimpíadas de Londres, mas precisou ser cortado (Gabriel o substituiu) devido a uma lesão em um treino às vésperas da estreia.

Em 8 de julho de 2013, Rafael Cabral foi contratado pelo Napoli, da Itália. Ele foi a transferência mais cara de um goleiro no futebol brasileiro até então, por por € 5 milhões (quase R$ 15 milhões). Em uma partida contra o Swansea, o goleiro acabou rompendo os ligamentos do joelho, ficando fora por seis meses, o que acabou deixando-o de fora da temporada.

Após o final da temporada 2017–18, Rafael Cabral anunciou a saída do Napoli, após cinco anos e sem espaço, o jogador preferiu deixar o clube italiano. Em 22 de julho de 2018, o goleiro se acertou com o Sampdoria. No ano seguinte, ele se transferiu para o Reading, da Inglaterra, onde foi reserva.

Títulos

Santos

  • Campeonato Paulista: 2010, 2011, 2012
  • Copa do Brasil: 2010
  • Copa Libertadores da América: 2011
  • Recopa Sul-Americana: 2012

Napoli

  • Copa da Itália: 2013–14
  • Supercopa da Itália: 2014

Seleção Brasileira

  • Superclássico das Américas: 2014

Prêmios individuais

  • Melhor Goleiro do Campeonato Paulista: 2012 e 2013
  • Melhor Goleiro da Copa Libertadores da América de 2011

Última atualização em 19/08/2022 às 05:45