Menu

Crescimento do surto de gripe faz Prefeitura de Mariana aumentar equipe de atendimento

Na terça, foram 479 pacientes com sintomas gripais que passaram pela unidade de saúde.
05/01/2022 às 10:51
Tempo de leitura
2 min
Foto: Google Street View
Foto: Google Street View

Além da pandemia da Covid-19, o Brasil também vive um surto de gripe. Em Mariana, de acordo com o prefeito interino da cidade, Juliano Duarte (Cidadania), a equipe de saúde registrou um aumento significativo nas demandas. Segundo ele, 289 procuraram a Policlínica Central/Unidade de Pronto Atendimento (PA) no segundo dia de 2022. Na segunda-feira, 3 de janeiro, segundo o chefe do Executivo, o número foi de 650. Na terça, foram 479 pacientes com sintomas gripais que passaram pela unidade de saúde.

Hoje, o Pronto Atendimento conta com uma equipe composta por três clínicos respiratórios, dois profissionais não respiratórios e dois pediatras. Porém, com o aumento da demanda, Juliano Duarte anunciou que aumentará o efetivo para auxiliar nos atendimentos. Serão nove profissionais: quatro clínicos respiratórios, três não respiratórios e dois pediatras.

A equipe da Secretaria de Saúde de Mariana orienta que, em casos leves, deve-se fazer repouso e ingerir bastante líquido. Em caso de sintomas mais graves, que incluem febre alta, falta de ar ou dificuldade para respirar, dores ou pressão no peito e estômago, a orientação é procurar as Unidades Básicas de Referência da sede ou distritos e também o PA.

O aumento dos casos de gripe é uma preocupação das autoridades mineiras. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o número de diagnósticos de Influenza A H3N2 aumentou 107% em uma semana em Minas Gerais. A pasta já confirmou 305 infecções pela doença em todo o território mineiro, mais que o dobro dos casos registrados até o dia 26 de dezembro. 

Em 79 cidades mineiras, há doentes infectados pela chamada cepa “Darwin”, que foi recém-descoberto na Austrália. O subtipo contribuiu para um aumento de casos de gripe em um período atípico no Brasil, no verão. Os testes foram feitos na Fundação Ezequiel Dias (Funed). Até o momento, a instituição não acusou nenhuma morte pela doença. 

Última atualização em 19/08/2022 às 05:57