Menu

Fundação Renova assina termo de repasse de cerca de R$ 15 milhões para implantação de Distrito Empresarial em Mariana

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) será responsável pelo repasse financeiro mediante a comprovação de execução e fiscalização das obras pelo município de Mariana
25/10/2022 às 14:28
Tempo de leitura
3 min
Foto: Divulgação | BDMG
Foto: Divulgação | BDMG

Aconteceu nesta segunda-feira (24), na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, a assinatura do termo de transferência de recursos para a implantação do Distrito Empresarial no município de Mariana. O acordo entre Fundação Renova, Prefeitura de Mariana e o BDMG atende a uma demanda emergente do município para desenvolvimento e diversificação econômica em relação à atividade minerária.

O termo foi assinado pelo diretor-presidente da Fundação Renova, Andre de Freitas, pelo presidente do BDMG, Marcelo Bonfim, e pelo prefeito em exercício do município de Mariana, Ronaldo Bento.

Acordo Distrito Empresarial de Mariana
Foto: Divulgação | BDMG

O investimento da Fundação Renova será de R$ 14,7 milhões, que serão destinados às obras de infraestrutura. O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) será responsável pelo repasse financeiro mediante a comprovação de execução e fiscalização das obras que serão executadas pelo município de Mariana.

A viabilização do Distrito Empresarial é prevista no escopo do Programa de Desenvolvimento e Diversificação Econômica da Fundação Renova. A ação tem como objetivo tornar a cidade mais atrativa a investimentos, na medida em que oferecerá as condições necessárias para a implementação dos negócios.

O projeto do espaço, desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento e Diversificação Econômica da Fundação Renova, prevê a estruturação de área com infraestrutura adequada para receber instalações de empresas locais ou empresas interessadas em se instalar no município.

Também foi realizado um estudo de inteligência competitiva, incluindo o diagnóstico de potencialidades e incentivo às atividades, voltado para atração de investimentos das principais forças econômicas. Com a implantação do Distrito Empresarial, busca-se possibilitar o aumento da arrecadação do município, alternativas para desenvolvimento de novos mercados e diversificação da economia da região, além da geração de empregos a partir de novos investimentos na cidade.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

* Com informações da Fundação Renova