Menu

“Jamais chamaria a população de folgada”, diz secretário de Saúde de Mariana, após polêmica

Danilo Brito disse que o "povo de Mariana é muito folgado", em uma reunião com a Câmara Municipal.
15/02/2022 às 15:20
Tempo de leitura
3 min
Foto: Reprodução/Danilo Brito
Foto: Reprodução/Danilo Brito

O secretário de Saúde de Mariana, Danilo Brito, se envolveu em uma polêmica na última semana. Em uma reunião online com a Câmara Municipal, na quarta-feira, 9 de fevereiro, para tratar do auxílio alimentação do servidor público municipal, ele disse: “Eu não pagaria também não, esse povo de Mariana é muito folgado”. Em seguida, os vereadores o alertaram: “Secretário, seu microfone está aberto“. Logo em seguida ele se desculpa. “Eu já fechei aqui, desculpa”, afirma.

Veja o vídeo:

O tema principal da reunião era o desconto proporcional do vale alimentação em casos de faltas ou afastamentos. A fala de Danilo Brito gerou comentários contrários da população de Mariana nas redes sociais. Em um vídeo, o secretário municipal de Saúde disse que sua fala foi retirada de um contexto e que não direcionou o termo “folgada” aos marianenses.

“Mesmo aquele servidor que entrar com atestado, os dias proporcionados são cortados. Estou aqui para defender o bom servidor. Nós, da pasta da Saúde, estamos abrindo vários processos administrativos, temos servidores que trabalham 15 dias e faltam 15 para não perder o vínculo com o Município. Temos servidores, também, que faltam até cinco dias, sem justificativa, comprometendo o trabalho, a gestão e sobrecarregando ainda mais os colegas de trabalho. Período esse, de pandemia, que nós já temos vários servidores afastados, complicando e gerando a desassistência e o mal atendimento à população”, disse o secretário de Saúde de Mariana.

Segundo Danilo Brito, há, ainda, situações mais graves envolvendo faltas de servidores, com profissionais que entram com atestado no Município, mas que continuam trabalhando em seus consultórios particulares.

Por tudo isso, a Secretaria Municipal de Saúde vem apurando as condutas de servidores faltosos, e há em andamento processos administrativos para apurar as devidas responsabilidades, segundo Danilo Brito.

A Prefeitura de Mariana informou ao G1 que haverá uma reunião nesta semana para avaliar o caso.

Veja o pronunciamento do secretário de Saúde de Mariana, na íntegra:

O vídeo com a defesa do secretário havia sido publicado nas redes sociais da Prefeitura de Mariana no sábado, 12 de fevereiro, mas foi apagado. De acordo com o diretor de Comunicação do Município, Alex Bruno, a exclusão do conteúdo se deu por orientação da procuradoria municipal, por existir uma ação judicial em curso que proíbe a administração pública de publicar imagens de secretários e prefeito devido à indecisão jurídica sobre as eleições municipais de 2020.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:15