Menu

Mariana recebe o seu primeiro Plano de Apoio à Diversidade Econômica

A primeira versão do Plano de Apoio à Diversidade Econômica (PADE) foi concluída e entregue à Prefeitura de Mariana e a representantes da sociedade civil nessa quinta-feira (3/2), durante evento no Centro de Convenções do município.
04/02/2022 às 17:23
Tempo de leitura
3 min
Foto: Divulgação/Samarco
Foto: Divulgação/Samarco

A primeira versão do Plano de Apoio à Diversidade Econômica (PADE) foi concluída e entregue à Prefeitura de Mariana e a representantes da sociedade civil nessa quinta-feira (3/2), durante evento no Centro de Convenções do município. Na ocasião, foram apresentados os primeiros resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 15 meses, como o plano de ação das oportunidades priorizadas pelos participantes do processo. Também foram divulgadas informações sobre o andamento da instalação da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Mariana.    

“Esse conjunto de oportunidades de diversificação econômica, direcionado pela comunidade, por meio do PADE, é algo que precisa ser abraçado por boa parte da população de Mariana e Ouro Preto. Por se tratar de um tipo de construção popular de futuro, é necessário que hoje saibamos trabalhar em conjunto para aproveitar da melhor maneira os recursos e vislumbrar ações para além da mineração nos territórios”, ressaltou o diretor da Agência de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo de Cultura e Turismo de Mariana, Kelson Douglas.  

O desenvolvimento do PADE contou com a contribuição dos três setores: poder público,setor produtivo e sociedade civil. “O PADE está revolucionando ações que estão sendo construídas a várias mãos. Temos a expectativa de a cada dia mais poder levar melhorias de vida nas comunidades e em nossa cidade diversificando sobre o tema dos cinco eixos propostos pelos envolvidos em várias reuniões, junto a representantes da Samarco e Plan Soluções: Inovação e tecnologia, rejeitos da mineração, turismo e agricultura são os eixos escolhidos para se desenvolver”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mariana, Pedro Cesar Oliveira Nunes. 

O PADE traz um novo leque de opções de negócios e atividades modernas, que apontam caminhos por onde a mineração de agora pode ajudar a criar um novo cenário para um futuro mais sustentável na região. O Plano também foi desenvolvido para o município de Ouro Preto. Nesse caso, a apresentação dos resultados está prevista para a próxima quinta-feira (10/2), no município.    

Sobre o PADE   

O Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE) é uma condicionante da Licença de Operação Corretiva (LOC). Os trabalhos tiveram início em setembro de 2020, sendo executado nos municípios de Mariana e Ouro Preto. O Plano levanta novas oportunidades a partir da identificação e mapeamento de potencialidades, por meio da interação com as principais instituições de cada município. 

O Plano conta com o apoio técnico e desenvolvimento da Plan Soluções, que está há 13 anos no mercado atuando com governança territorial, políticas públicas, estratégias empresariais multisetoriais e desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais.   

Fonte: Divulgação/Samarco

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 05:26