Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram. Mantenha-se bem informado.
Mariana já atravessa o seu 14º mês sem uma situação eleitoral definida. Com o candidato a prefeito eleito tendo sua situação emperrada na Justiça, o presidente da Câmara Municipal, Juliano Duarte (Cidadania), segue à frente da prefeitura da cidade e suas ações têm chamado a atenção dos marianenses.
Recentemente, Juliano Duarte colocou em prática duas de suas maiores medidas enquanto prefeito de Mariana, dando o maior reajuste da história da cidade para todos os servidores do Município (16,34%), além do projeto “Tarifa Zero“, que dá a gratuidade do transporte coletivo para todos na cidade.
Apesar de suas recentes ações, Juliano Duarte tem um prazo curto à frente da Prefeitura de Mariana. O futuro eleitoral marianens possui três cenários: Celso Cota conseguir uma decisão favorável na Justiça e assumir o seu quarto mandato; novas eleições, se o Tribunal Superior Eleitoral indeferir os direitos políticos de Celso Cota; novo presidente da Câmara Municipal assumir a prefeitura, caso o TSE não julgar o caso até o fim do ano.
Portanto, Juliano Duarte tem dois problemas para permanecer como prefeito de Mariana: o primeiro é que o mandato de presidente da Câmara dura apenas dois anos, sem a possibilidade de reeleição; o segundo é que, em caso de novas eleições, ele, em primeiro momento, não poderá se eleger, já que é irmão do ex-prefeito Duarte Jr, que teve dois mandatos seguidos à frente do poder Executivo municipal.
“Quem me conhece sabe minha forma de trabalho, sabe como que eu cobro bastante. Eu tenho um prazo indefinido na prefeitura. Não falo nem por eleição, porque eu nem sei se posso disputar a eleição para a Prefeitura de Mariana. Até hoje eu não tenho essa certeza, pelo fato de eu ser irmão do ex-prefeito. Então, meu prazo é curto, não tenho quatro anos para trabalhar. Eu sempre falo isso. No que eu puder trabalhar de forma dobrada, eu vou fazer, porque enquanto eu tiver tempo, eu quero colocar em prática os projetos que eu tenho em minha gestão para que possa ser implantada em Mariana e melhorar a situação, o desenvolvimento, a economia, o turismo e a mobilidade urbana da minha cidade”, disse Juliano Duarte ao Mais Minas.
O prefeito interino de Mariana ainda vê uma possibilidade jurídica de se candidatar, já que houve uma vacância de seis meses pós-eleição. Porém, Juliano Duarte prefere não e atentar à discussão jurídica relacionada a possibilidade de sua candidatura no momento. “Em momento algum penso em eleição, eleição é consequência. Tenho a consciência de que meu mandato é interino e a qualquer hora ela pode acabar“, finalizou.
Em 2020, Juliano Duarte foi eleito pela quarta vez como vereador de Mariana e presidente da Câmara Municipal.