Menu

Prefeitura de Mariana cede prédios do ICSA para a UFOP por tempo indeterminado

O ICSA abriga quatro cursos de graduação — Jornalisamo, Administração, Ciências Econômicas e Serviço Social — e dois de pós-graduação — Comunicação Social e Economia Aplicada — no campus Mariana.
16/10/2021 às 12:40
Tempo de leitura
3 min
Foto: Facebook / Juliano Duarte
Foto: Facebook / Juliano Duarte

O prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte (Cidadania), se reuniu com a reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) na última quarta-feira, 13 de outubro, e assinou um termo de cooperação que cedeu à instituição federal, por tempo indeterminado, o prédio da antiga Escola Municipal Padre Avelar, onde abriga o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

A reunião contou com a presença da reitora e vice-reitor da UFOP, Cláudia Marliére e Hermínio Nalini, do pró-reitor de Planejamento e Administração, Eleonardo Lucas Pereira e do diretor do ICSA, José Donadon.

Cláudia destacou os benefícios da cessão do prédio para a UFOP tanto para a universidade quanto para a cidade. “Estar aqui ajuda, não só a Universidade, como também a cidade de Mariana, seja pela formação dos nossos profissionais, os quais inserem o ensino superior na cidade, seja como uma universidade que ajuda nesse crescimento econômico e social do município. Avalio que essa ação é tão importante pois garante uma segurança à comunidade. É muito ruim estarmos em um espaço que não é nosso, onde não sabemos se e quanto tempo vamos ficar, então a assinatura desse projeto é muito importante por isso também”, afirmou Cláudia. 

José Donadon, ao site da UFOP, também agradeceu à Prefeitura de Mariana pela iniciativa. “É importante que o Instituto tenha segurança jurídica para continuar a construir os seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, que realizam os sonhos de Mariana de ser Cidade Educadora. Agradecemos a visão de gestor público do prefeito municipal, que compreendeu a importância de garantir a Mariana a presença dessa unidade acadêmica da UFOP”, disse Donadon. 

Pelas redes sociais, Juliano Duarte destacou que a iniciativa parte em contramão à postura do Governo Federal e destacou a importância da UFOP para Mariana.

“Enquanto o Governo Federal vai na contramão da educação e corta verbas para pesquisas nas universidades federais, nós reforçamos a importância do desenvolvimento educacional em Mariana. Sei da importância da universidade em nosso município. Esse é mais um passo para o reconhecimento e valor da educação na vida dos nossos cidadãos. Espero que, em breve, mais parcerias possam ser formadas e que cresçamos juntos em favor do desenvolvimento educacional de Mariana”, disse o prefeito.

ICSA 

Criado em 19 de agosto de 2008 a partir da adesão ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o ICSA abriga quatro cursos de graduação — Jornalisamo, Administração, Ciências Econômicas e Serviço Social — e dois de pós-graduação — Comunicação Social e Economia Aplicada — no campus Mariana. O Instituto, localizado na Rua do Catete, no centro de Mariana, destaca-se por sua flexibilidade curricular e por aliar as novas tecnologias à reflexão acerca das relações sociais.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:00