Menu

Prefeitura de Mariana realiza mudanças no trânsito durante o Iron Biker Brasil

São esperados cerca de 2 mil competidores
12/11/2021 às 13:54
Tempo de leitura
5 min
Foto: Mais Minas
Foto: Mais Minas

Devido ao Iron Biker Brasil 2021, o trânsito em Mariana sofrerá alterações durante os dias 11, 12, 13 e 14 de novembro. As mudanças darão maior facilidade no fluxo de veículos e a segurança de todos durante esse período.

Será proibido estacionar nas ruas Frei Durão, Trav. João Pinheiro, Dom Silvério (entre Praça Minas Gerais e Rua do Seminário), Silva Jardim, Barão de Camargos (entre a Rua do Seminário e Rua Silva Jardim), Rua do Seminário (entre Rua Dom Viçoso e Barão de Camargos) e Praça Gomes Freire, na sexta (12), a partir das 05h, permanecendo proibido até domingo (12), com exceção da Travessa João Pinheiro, Rua Silva Jardim, Barão de Camargos, que terão seu estacionamento liberado após término do evento, no dia 14 de novembro.

Confira os locais: As vias Rua Padre Gonçalves Lopes e Rua Frei Durão (entre o ponto de Táxi e o Cine Teatro Municipal) serão interditadas a partir de quinta (11), às 20h, para montagem de estrutura, permanecendo isoladas até o dia segunda (11), às 12h.

O ponto de táxi da Rua Frei Durão será transferido para a Av. Salvador Furtado (em frente à Caixa Econômica Federal), permanecendo até segunda (15), às 12h.

As vias: Praça Gomes Freire (parte de baixo), Rua Dom Viçoso (entre Rua do Seminário e Rua Cônego Rego), terão seu trânsito impedido sexta-feira (12), a partir das 16h, permanecendo sem fluxo de veículos até às 22h de domingo (14).

As vias: Travessa, João Pinheiro, Rua Silva Jardim, Rua Salomão Ibrahim, Rua Barão de Camargos (entre Rua do Seminário e Praça Gomes Freire), e Praça Gomes Freire, serão interditadas às 16h do dia 12 (sexta-feira), permanecendo isoladas até o término do evento do referido dia. Ressaltamos que, a Rua Direita ficará interditada do dia 12 de novembro às 16h, até o término do evento no domingo (14).

Para facilitar o fluxo de veículos e trânsito nas áreas do evento, os condutores que estiverem na parte alta da cidade (bairro Chácara, Cartucha e Cabanas), deverão utilizar o bairro São Pedro ou Avenida Nossa Senhora do Carmo para acesso ao Centro da cidade. Já os condutores que estiverem em torno do bairro Chácara, terão como opção o bairro Dom Oscar, seguindo em direção ao bairro São Pedro.

O fluxo de trânsito na rua Dom Silvério será normal, tendo restrições de livre parada e estacionamento. A rua do Seminário terá duplo sentido de circulação durante os dias do evento.

Contagem regressiva para a 28ª edição do Iron Biker Brasil

Com cenários de belezas naturais, a prova é composta por trilhas desafiadoras, com altimetrias, subidas e descidas e trechos entre ruas e estradas para testar as habilidades dos competidores. O Iron Biker 2021 será dividido em dois dias. O primeiro dia do evento, sábado (13), contará com 96,2 km de distância no percurso completo e 60,2 km no reduzido. No domingo (14), o completo terá 68 km e o reduzido 53,5 km de distância. A largada dos dois dias está prevista para 8h para o percurso completo e 8h45 para o reduzido.

Um dos organizadores do evento, Lucas Fonda, contou sobre o percurso da prova desse ano. “O percurso da competição conta com estradas e caminhos de terra, incluindo trilhas tipo single track. É muito provável que chova durante a disputa por conta do clima desta época do ano. Portanto, os atletas devem se atentar em trechos com muita lama e partes escorregadias. Além do cuidado de sempre com o trânsito de veículos”, afirmou Fonda.

São esperados cerca de 2 mil competidores para o Iron Biker 2021. Atletas de todos os cantos do Brasil já estão se preparando para superar seus limites na competição esportiva. Por conta da pandemia do Covid-19 e a necessidade de isolamento social, a organização do Iron Biker seguiu as orientações do Ministério da Saúde e não realizou a edição em 2020. Com isso, a prova deste ano gera ainda mais expectativas nos competidores.

A marianense Liege Walter vai competir na categoria Elite Feminina e destaca a animação para a competição. “Espero conseguir um resultado expressivo, pois será meu primeiro Iron Biker após uma maternidade. Já participei de 10 edições ao todo e meu melhor resultado foi 2º lugar geral em 2012 e melhor brasileira em 2017. Como não aconteceu o evento ano passado, tive mais tempo para me preparar e retornar a forma física após a gestação”.

O advogado Bruno Rodrigo também demonstra sua expectativa para o momento da largada. “Não sou um competidor de elite, mas sempre participo. Estou no meu sexto ano. Fiz um preparo bem produtivo, inclusive com treinos intensos. Até participei do desafio Iron Virtual de 1.000km que fiz em 30 dias”, afirmou o participante de Montes Claros (MG), que compete na categoria Master B1.

Na categoria Pré-juvenil, a marianense Ana Clara Martins, com apenas 12 anos, é a competidora mais jovem do Iron Biker 2021 e conta sobre sua preparação.

“Durante a semana faço treinos mais curtos e técnicos com orientação do meu pai em trilhas e, aos finais de semana, faço treinos mais longos com minha mãe. Participei também de duas provas dentro da cidade para começar a sentir a emoção da largada e da prova. A expectativa é conseguir completar os dois dias sem complicações e representando bem minha cidade”.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:37