Menu

Prefeitura de Mariana realiza mutirão de vacinação contra a Febre Amarela

12/01/2018 às 13:37
Tempo de leitura
3 min

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Mariana realiza neste sábado, 13 de janeiro, um mutirão de vacinação contra a Febre Amarela. A população poderá se imunizar das 7h às 14h na Policlínica do bairro Cabanas ou na Central de Vacinação, na Rua Santa Cruz, n° 368, Barro Preto.
A Prefeitura informa que o município trabalha em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, intensificando ações de vigilância em saúde, como a localização de macacos doentes ou mortos para identificação das áreas de risco, além de impulsionar ações preventivas e ampliação da cobertura vacinal. Ao todo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Mariana possui 96% da população vacinada contra a doença.
É importante frisar que a vacina contra a febre amarela é ofertada durante todo o ano. A Secretaria de Saúde lembra também que a vacina é gratuita e todos devem levar o cartão de vacinação ou cartão do SUS. Para mais informações, o telefone da Central de Vacinação é (31) 3558-2062.

Transmissão da Febre Amarela

A Febre Amarela é transmitida por meio de picada de mosquito. E é importante alertar que existem três espécies de mosquitos capazes de transmitir o vírus. As espécies de mosquito Haemagogus e Sabethe transmitem a febre amarela silvestre, pois estão concentradas em regiões de mata e interioranas. Já o Aedes aegypti é responsável pela transmissão da febre amarela urbana, que atinge grandes cidades e áreas metropolitanas. Porém, o vírus transmitido é o mesmo, só muda o agente transmissor.

Como funciona a vacina contra a febre amarela

A vacina contra febre amarela é aplicada na região do braço. O efeito protetor ocorre a partir do décimo dia depois de tê-la tomado e garante imunidade por pelo menos 10 anos. Ela age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra o vírus.

Doses necessárias

Atualmente, no Brasil, são recomendadas duas doses com intervalo de 10 anos, e não mais o reforço a cada 10 anos. Fora do Brasil, a OMS recomenda apenas uma dose.

Quais os sintomas da Febre Amarela?

Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).
Leia Também: Se reconheça, adapte, aceite, seja saudável e feliz

 

Última atualização em 19/08/2022 às 11:57