Menu

Projeto que permite a construção de 10 leitos de UTI é encaminhado à Câmara de Mariana

O investimento foi avaliado em aproximadamente R$ 4,8 milhões.
11/11/2021 às 13:05
Tempo de leitura
2 min
Foto:  Erasmo Salomão/MS
Foto: Erasmo Salomão/MS

A Prefeitura de Mariana encaminhou à Câmara Municipal nessa quarta-feira, 10, o projeto de lei que permite a construção de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a compra de todos os equipamentos e insumos necessários para o atendimento médico no município. O investimento foi avaliado em aproximadamente R$ 4,8 milhões.

“Desde o dia que assumi a prefeitura realizei o compromisso com a população que o município de Mariana pudesse ser contemplada com 10 leitos de UTI. É inadmissível nos dias de hoje, Mariana, com mais de 60 mil habitantes e uma receita financeira que começa a crescer, ainda não contar com esse importante equipamento que salva vidas. Muitas vezes, a nossa população depende de outras cidades para conseguir as transferências”, disse o prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte (Cidadania).

Caso a Câmara Municipal aprove o projeto de lei, serão construídos 10 leitos de UTI no Hospital Monsenhor Horta. Em março deste ano, a atual gestão pública formalizou o interesse em realizar uma parceria com a Rede São Camilo, que em contrapartida, fizeram um estudo de viabilidade, com parecer técnico e financeiro, que foi favorável à solicitação.

“De acordo com o estudo, Mariana tem condições, de acordo com a nossa população, de ter 10 leitos de UTI. O estudo técnico também será enviado à Câmara de Mariana. Hoje é um passo muito importante, que será um marco na saúde pública, na cidade de Mariana, para o início da construção da UTI na nossa cidade”, complementou Juliano.

A expectativa é realizar uma parceria com a Sociedade São Camilo e implementar no Hospital Monsenhor Horta um Centro de Terapia Intensiva, que atenderá as demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e também dos convênios privados.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:38