Menu

Samarco recebe licença do Ibama para reativação de minerodutos

12/05/2020 às 17:54
Tempo de leitura
1 min

Nessa segunda-feira (11), a Samarco recebeu a licença de operação de três minerodutos, concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Com a licença em mãos, a Samarco poderá fazer o transporte da polpa de minério de ferro entre o complexo de Germano, em Minas Gerais, e de Ubu, no Espírito Santo, de forma gradual, quando a empresa retomar suas operações em dezembro.

A licença de operação (LO) concedida pelo instituto ambiental tem validade de dez anos e unifica as licenças dos três minerodutos da empresa, além de incorporar as torres de transmissão e as estações de bombas existentes ao longo do trajeto, anteriormente licenciados pelo órgão estadual.

No último semestre de 2019, a mineradora recebeu a Licença Operacional Corretiva (LOC) para o retorno das operações em Mariana, e atualmente, está trabalhando para retornar com suas atividades com um novo sistema de disposição de rejeitos, utilizando um sistema de filtragem para empilhamento a seco de 80% do rejeito a ser gerado na produção.

Fonte: Mariana Durão/Estadão Conteúdo

COMENTÁRIOS