Menu

Sucesso total! 12º Circovolante – Encontro Internacional de Palhaços reuniu mais de 25 mil pessoas em Mariana

20/10/2022 às 17:50
Tempo de leitura
5 min
Cortejo do 12º Circovolante - Foto: Lincon Zanbietti/divulgação
Cortejo do 12º Circovolante - Foto: Lincon Zanbietti/divulgação

Quem passou por Mariana (MG) entre os dias 13 e 16 de outubro sorriu e se emocionou com o Circovolante – 12º Encontro Internacional de Palhaços, um dos eventos mais importantes da arte da palhaçaria. Foram quatro dias de festival que contou com um público de mais de 25 mil pessoas. O evento marcou a retomada, com diversos espetáculos gratuitos, com mais de 100 palhaços de mais de 30 trupes nacionais e internacionais.  

Para além do evento, a Descentralização do Encontro ocorre todo ano, com o objetivo de levar cultura a locais com menos acesso. Este ano, já foram realizados 34 espetáculos em escolas públicas de distritos de Mariana. E de 6 a 30 de novembro, serão mais 18 apresentações.

Para Xisto Siman, palhaço e um dos organizadores do evento, foi um grande reencontro da cidade com os palhaços e com a alegria, um reencontro entre os palhaços e a plateia também. “Para vários palhaços, o último evento antes da pandemia foi o nosso e esta edição também representou a retomada, sendo o primeiro depois da pandemia. Superamos as expectativas e foi uma felicidade geral ver tanta troca e pessoas sorrindo pelas ruas de Mariana”, destacou.

A homenageada do Circovolante – 12º Encontro de Palhaços foi Jojoba, a palhaça de Jô Alves, que iniciou sua carreira com o Grupo Stronzo junto aos fundadores do Circovolante, Xisto Siman e João Pinheiro, em 1992. Em 2000 fundou o Clube Osquindô e a Cia. Lunática junto com Toninho Caiero, se dedicando às artes para a infância, à música e à palhaçaria.

“Mariana nasceu para viver esse encontro, que por sua vez nasceu com essa alegria incomparável de reunir pessoas, de homenagear o circo. É o sonho de todo artista ser reconhecido e homenageado assim. Para mim, vejo que também é uma homenagem para todas as palhaças, tantas que eu admiro tanto, por suas carreiras e o trabalho que desempenham”, ressalta Jô Alves, que participa do evento desde sua primeira edição e neste ano marcou a programação com música, dança, pernas de pau no cortejo, além de apresentação com amigos palhaços no Cabaré.

O Encontro começou na quinta-feira, dia 13, com a presença de Dedé Santana. O artista, inclusive, já foi homenageado do Circovolante em sua 4ª edição e desde então sempre se apresenta no festival. Até o domingo, dia 16, as ruas se encheram de famílias e apaixonados pela arte da palhaçaria, com oficinas diversas – de bolha de sabão a perna de pau – pessoas fantasiadas a cada esquina, dezenas de espetáculos e muita alegria e emoção.

Cortejo do 12º Circovolante
Foto: Larissa Pinto

A programação também contou com trupes argentinas como Sara Peper, Palhaço Tomate e Laguz; a colombiana Família Barmu e brasileiras de várias localidades como a Turma do Biribinha (AL), Irmãs Cola, Cia Suno, MB Circo, de São Paulo, Duo Morales, Teattro de Anônimo, do Rio de Janeiro, e, claro, várias trupes de Minas Gerais. 

Há mais de 10 anos o Circovolante é responsável por descentralizar a realização de eventos desse porte e cumpre um importante papel de valorizar a arte do circo e da palhaçaria, levando para as ruas momentos únicos de lazer, diversão e alegria, onde o público comparece e compartilha risadas.

O Circovolante – 12º Encontro Internacional de Palhaços foi realizado pelo Circovolante, Circo Paratodos e Ponto de Cultura Circovolante – Casa do Palhaço. Tem apoio da Prefeitura de Mariana, Fundação Renova e Cedro Mineração e parceria da Sociedade do Riso, MarianaTur e Passagem – Distrito Criativo.  

Circovolante – 12° Encontro Internacional de Palhaços

Mais informações:

SOBRE O CIRCOVOLANTE

No interior de Minas Gerais, em Passagem de Mariana, a arte circense se renova o tempo todo com o Circovolante, que há mais de 20 anos leva palhaços, cômicos, bufões, músicos e brincantes em espetáculos para todo o Brasil. Fruto de uma parceria de 31 anos entre Xisto Siman e João Pinheiro, o grupo é uma combinação do trabalho circense com a divulgação dessa arte milenar. Entre os diversos espetáculos promovidos pela trupe estão: “Xinxin e Juaneto Circo Show”, “Samba no Pé de Moleque”, “Sem Refresco” e “Clavestrovas & Rock and Roll”, bem como o projeto “Noites Circenses”, lançado em 2018.

Sua sede, o espaço CIRCOVOLANTE é destinado à criação de espetáculos, fomento e difusão das artes circenses, apresentações artísticas e eventos culturais. Desde 2014 o CIRCOVOLANTE recebe visitas de grupos, artistas e escolas de todo país em sua sede, localizada em Passagem de Mariana, Mariana – MG, Brasil. 

Em 2021, o Circovolante lançou seu primeiro álbum musical, “O Circo de Cada Um” é um projeto que objetiva revelar aos olhos e ouvidos do público um pouco da cultura musical circense que circulava pelas cidades históricas de Mariana, Ouro Preto, São João del Rei, Tiradentes, Juiz de Fora e localidades do entorno, entre meados do século XIX e XX.

O projeto é uma parceria entre o Circovolante e o Museu da Música de Mariana. O material possui 11 obras, sendo 2 delas instrumentais, de autoria musical diversa, com letras escritas por João Pinheiro e cantadas por ele e Xisto Siman.

Localização: Rua Dom Veloso, n° 70 – Passagem de Mariana / Mariana – MG.

INFORMAÇÕES: (31) 9 8549-6634 | [email protected]

Fonte: Mayra Lopes |Doizum Comunicações